Governo encaminhará ao Congresso projeto sobre piso da enfermagem

Publicado em

Com o objetivo de driblar a disputa entre Câmara e Senado sobre as comissões mistas das medidas provisórias (MP), o governo enviará um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), em regime de urgência, para garantir o custeio do piso nacional da enfermagem. O PLN deverá colocar o pagamento da categoria na previsão orçamentária anual da União.

A expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine o PLN nesta segunda-feira (17/4), e o texto seja enviado ao Congresso Nacional até terça-feira (18/4), como confirmou ao Metrópoles a liderança do governo na Câmara dos Deputados e publicada nas redes sociais do deputado federal Gilmar Machado (PT-MG).

No meio do caminho da votação, o governo precisa passar por uma votação de 29 vetos no Congresso Nacional, entre eles o de nº 43/2022, sobre o piso salarial da enfermagem. O veto teve origem na sanção da Lei nº 14.434, de 2022, que estabeleceu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

À época, Jair Bolsonaro (PL) vetou a correção anual do piso pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A correção estava prevista no projeto aprovado pelo Congresso.

A sessão está prevista para às 12h no plenário da Câmara dos Deputados.

Ministério da Saúde

Nísia Trindade, ministra da Saúde, havia afirmado que o texto sairia em breve, mas ela tinha dito que seria por medida provisória (MP), e não por PLN.

Em evento em São Paulo, Nísia disse que faltam “alguns ajustes” no texto. A então MP regulamentaria a transferência de recursos federais para efetivar o novo piso salarial. De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso nacional para enfermeiros passaria a R$ 4.750.

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Entenda como será uso de multas para custear CNH gratuita de inscritos no CadÚnico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (27)...

Redes sociais terão que moderar mais: entenda novas regras de responsabilização

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nessa quinta-feira (26)...

Paulinho decide na prorrogação, Palmeiras elimina o Botafogo e avança no Mundial

FILADÉLFIA (EUA) — No único confronto entre equipes do...

Festival de Parintins 2025: Conheça Parintins com o Circuito Passaporte, cultura, fé e tradição em cada parada

Turistas que completam o circuito recebem brinde exclusivo na...