Governo encaminhará ao Congresso projeto sobre piso da enfermagem

Publicado em

Com o objetivo de driblar a disputa entre Câmara e Senado sobre as comissões mistas das medidas provisórias (MP), o governo enviará um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), em regime de urgência, para garantir o custeio do piso nacional da enfermagem. O PLN deverá colocar o pagamento da categoria na previsão orçamentária anual da União.

A expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine o PLN nesta segunda-feira (17/4), e o texto seja enviado ao Congresso Nacional até terça-feira (18/4), como confirmou ao Metrópoles a liderança do governo na Câmara dos Deputados e publicada nas redes sociais do deputado federal Gilmar Machado (PT-MG).

No meio do caminho da votação, o governo precisa passar por uma votação de 29 vetos no Congresso Nacional, entre eles o de nº 43/2022, sobre o piso salarial da enfermagem. O veto teve origem na sanção da Lei nº 14.434, de 2022, que estabeleceu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

À época, Jair Bolsonaro (PL) vetou a correção anual do piso pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A correção estava prevista no projeto aprovado pelo Congresso.

A sessão está prevista para às 12h no plenário da Câmara dos Deputados.

Ministério da Saúde

Nísia Trindade, ministra da Saúde, havia afirmado que o texto sairia em breve, mas ela tinha dito que seria por medida provisória (MP), e não por PLN.

Em evento em São Paulo, Nísia disse que faltam “alguns ajustes” no texto. A então MP regulamentaria a transferência de recursos federais para efetivar o novo piso salarial. De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso nacional para enfermeiros passaria a R$ 4.750.

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Famílias começam a retornar para prédio onde arsenal de coronel explodiu em Campinas

As famílias que moram no edifício Fênix, localizado na...

Rihanna, Zuckerberg: Pré-casamento de herdeiro do homem mais rico da Ásia reúne ícones pop, titãs tech e mais

Chefes globais da tecnologia, titãs da indústria, estrelas de...

Na Celac, Lula cita ‘carnificina’ e propõe moção pelo fim do ‘genocídio’ em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs nesta sexta-feira...