Greve dos professores da rede estadual do AM é aprovada em assembleia

Publicado em

Trabalhadores da educação da rede pública estadual de ensino decidiram paralisar as atividades nas escolas do Amazonas a partir do dia 17 de maio, em assembleia realizada nesta quinta-feira (11) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Segundo a organização, mais 1.100 mil trabalhadores compareceram na Praça da Saudade, bairro Centro, para a votação, que também teve ações em 22 municípios do Estado. A categoria reivindica o pagamento da data-base dos anos 2022 e 2023, o reajuste da defasagem salarial na ordem de 25% e os retroativos dos anos 2020 e 2021 e plano de saúde para os profissionais já aposentados. 

“Chegamos hoje no momento final da nossa campanha (salarial) com a categoria cansada e, infelizmente, deflagramos a greve que será instalada no dia 17 para que de fato seguir com os ritos. Quero ressaltar que a culpa não é da categoria, mas do nosso empregador que em momento algum se dispôs a negociar conosco”, declarou a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues. 

O professor Gabriel Mota, ao microfone, endossou o discurso prol greve e de mobilização da categoria. “A gente tem que ir com raiva para cima desse governo. A raiva que sinto hoje é a raiva de cada um de vocês. Essa raiva precisa ser canalizada para pedir os 25% já. Para ontem e para agora”, frisou. 

A organização da mobilização informou que no dia 17 a categoria estará na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) às 9h para deflagrar oficialmente a greve na casa legislativa e segundo Ana Cristina Rodrigues cobrar um posicionamento dos deputados estaduais. 

A reportagem procurou o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Educação(Seduc-Am), para um posicionamento sobre a iminência da greve, assim como o andamento do diálogo com a categoria e aguarda retorno

Foto: Paulo Bindá

*A crítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy deixará prisão após cumprir 3 semanas de pena de 5 anos

A Justiça francesa concedeu regime de liberdade provisória ao ex-presidente da...

Policial penal é achada morta em casa com muro pichado “X9” e CV

O marido da policial penal Edvânia da Silva foi...

O alerta do mercado a Motta e Derrite sobre o PL Antifacção

Integrantes do mercado financeiro fizeram um alerta ao presidente...

Mike Johnson prevê votação em 36h para encerrar shutdown nos EUA

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike...