O professor de treino funcional, Edilson Vieira, é figura conhecida pelos candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Exame) na Universidade Nilton Lins, em Manaus. Isso porque, há três anos, ele aproveita a oportunidade para vender canetas para os estudantes que esquecem o item na hora do exame.
Neste domingo (12), acontece o segundo dia da prova em todo o país.
Neste ano, o professor tem apostado na figura da “caneta reserva” e tem conseguido gerar uma renda extra com a oferta, principalmente entre os candidatos que gostam de ser prevenidos.
“Hoje todo mundo traz a sua caneta, mas muita gente sempre compra uma a mais, com medo da caneta falhar. E é aí que eu entro, estou aqui para dar essa força de última hora”, disse.
O trabalho, segundo ele, também tem ajudado a movimentar a renda do mês:
“A situação tá difícil, né? Então a gente precisa aproveitar a oportunidade para tentar conseguir um dinheiro extra. Todo mundo aqui me conhece, porque todo ano estou vendendo”, contou.
Segundo dia de Enem
No Amazonas, mais de 92 mil candidatos se inscreveram nesta edição e o estado teve pela segunda vez consecutiva, a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia de prova, com 44%.
A aplicação das provas segue o horário de Brasília. Os portões abrem às 11h e fecham às 12h, pelo horário de Manaus. Para o segundo dia de prova do Enem, os alunos devem estar atentos, pois o certame terá 30 minutos a menos que o primeiro dia.
A prova foi dividida em 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
*G1/AM/FOTO: Matheus Castro, g1 AM