Na última sexta-feira (7), Fabiana Justus, filha de Roberto Justus, relatou ter passado por uma cirurgia para corrigir uma hérnia umbilical, chamando atenção por passar pelo procedimento durante a gravidez.
De acordo com a gastroenterologista Patrícia Almeida, hérnias umbilicais são saliências que aparecem no umbigo por conta de uma fraqueza na musculatura local. Na gestação, elas aparecem devido a pressão abdominal, somada ao afastamento de músculos que compõem a parede da região.
“Na gravidez, a pele e o músculo abdominal esticam muito e ficam mais flácidos para poder acomodar o bebê. Isso pode acarretar a abertura da cicatriz umbilical formando a hérnia, que aparece como uma protuberância (um calombinho) no umbigo, podendo acontecer de ficar até invertido, virado para fora”, explica Alexandre Sakano, médico cirurgião da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Em crianças, é comum que as hérnias umbilicais apareçam pelo fechamento incompleto do anel umbilical durante a formção do feto.
Já em adultos, o problema pode ocorrer, além da gravidez, por fatores como sobrepeso, obesidade, aumento da pressão abdominal (como a presença de água na barriga), tabagismo, tosse crônica, esforço físico intenso e repetido, e histórico de cirurgias abdominais anteriores.
Sakano alega que as hérnias podem fazer com que alguns órgãos abdominais fiquem presos em sua cavidade, como o intestino, dando origem às chamadas hérnias encarceradas. A condição pode provocar dor e levar à falta de circulação no órgão afetado, necessitando de cirurgias de emergência.
*R7/Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM