Um homem, de 19 anos, foi preso após se passar por adolescente para abusar de meninos de 10 e 11 anos dentro de um condomínio de luxo, na avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, nesta quarta-feira (30). Ao longo das investigações, 16 vítimas foram identificadas, sendo que 11 delas já denunciaram o suspeito.
A investigação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) apontou que o homem, de classe média alta, criou um grupo em um aplicativo de mensagens com a falsa desculpa de reunir as crianças para jogarem futebol no condomínio em que moravam. No local, ele marcava encontros com os meninos no banheiro da área de lazer.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), acredita que com a prisão do suspeito, novas vítimas devem aparecer.
A delegada titular da Depca, Juliana Tuma, destacou que após dois meses de investigações, a prisão preventiva foi solicitada ao judiciário devido às provas contundentes que indicavam a autoria do crime pelo suspeito. A delegada ainda destaca que o homem manipulava as vítimas psicologicamente para cometer os abusos.
“Ele se dizia depressivo, ansioso, e ele despertava ali nas crianças uma certa compaixão. Então as crianças tinham uma certa responsabilidade por ele na cabeça delas e meio que se sentiam compelidas a fazer tudo o que esse suspeito queria, inclusive deixar que pegasse nas partes íntimas e o cometimento da importunação sexual e a produção de material pornográfico”, disse a delegada.
A polícia suspeita que o homem iniciou as práticas criminosas aos 16 anos, mas que todas as vítimas confirmadas são de crimes cometidos quando o suspeito já tinha 19 anos.
O homem passará por interrogatórios na unidade policial e posteriormente por uma audiência de custódia. Ele deve continuar preso e à disposição da Justiça.
*G1/AM/Foto: Reprodução