Início Economia Inadimplência cresce 7,7% e atinge 65 milhões de brasileiros

Inadimplência cresce 7,7% e atinge 65 milhões de brasileiros

0

número de brasileiros inadimplentes cresceu 7,7% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, e representa pouco mais de 65 milhões de brasileiros. Em relação a dezembro, o dado corresponde a um aumento de 0,56% na quantidade de pessoas com as contas em atraso.

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (16), com base em levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), com informações de capitais e interior dos 26 estados e do Distrito Federal.

Com o avanço, é possível afirmar que um de cada quatro adultos do país está inadimplente, o que representa aproximadamente 40% dessa população no Brasil. Na média, o inadimplente deve a duas empresas, com destaque para os bancos. O setor financeiro representa 63% dos credores com quem os brasileiros têm contas atrasadas.

Presidente da CNDL, José César da Costa explica que “o início do ano é sempre um período de gastos extras, e o consumidor ainda acumula as dívidas feitas no período do Natal e das férias”. “Por isso, o momento deve ser de cautela na hora de consumir; a prioridade deve ser o pagamento das contas e a negociação das dívidas em atraso”, afirma ele.

Tamanho e atraso da dívida

Em média, cada negativado tem dívida de R$ 3.883. Isso equivale a quase quatro vezes o salário mínimo, que é de R$ 1.302. Em janeiro deste ano, o número de dívidas atrasadas cresceu 17,9% em comparação ao mesmo mês de 2022. Da passagem de dezembro a janeiro, o índice se expandiu em 1,4%.

O grupo que mais influenciou a alta do indicador foi o de dívidas existentes em um período entre 91 dias e um ano. Nessa faixa, o aumento foi de 16,3%.

Perfil humano

Por sua vez, a faixa etária que mais deve está entre 30 e 39 anos, com 23,8% do total. Ou seja, das pessoas com essa idade, 47,3% estão inadimplentes.

Na questão do sexo, a divisão é semelhante. Os inadimplentes são 50,8%, enquanto homens são 49,25%.

*R7

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 16 de fevereiro de 2023 by Mara Noronha