Israel bombardeia alvos do Hamas após ser atingido por balões incendiários

Publicado em

Pela primeira vez em duas semanas, Israel voltou a bombardear alvos do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza. O ataque ocorreu nesta sexta-feira (2), em retaliação ao lançamento de balões incendiários contra seu território na noite de quinta. Não houve, por enquanto, relatos de vítimas em nenhuma das ocasiões.

Em comunicado, o Exército informou que aviões de guerra destruíram um “local de fabricação de armas” no enclave palestino. A justificativa, segundo um porta-voz militar, é que o local seria usado pelo Hamas para pesquisar e desenvolver novos tipos de armamento. O texto reforçou que a ofensiva foi realizada “em resposta ao lançamento de balões contra o território israelense”, algo que já havia desencadeado bombardeios em meados de junho.

Na quinta-feira, esses balões, lançados por militantes palestinos em Gaza, causaram quatro incêndios em comunidades de Israel, segundo informou a imprensa local. As chamas não causaram danos graves e foram rapidamente controladas. Com isso, os palestinos alegam que pretendem pressionar Israel a reduzir restrições impostas a Gaza, reforçadas durante o conflito de maio.

O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, chamou os ataques israelenses de “reação ostensiva”, e disse que o movimento islamista está forçando o Estado judeu a “respeitar os direitos do povo palestino e retroceder em suas posições injustas”. Após os ataques, o Egito e as Nações Unidas intensificaram os esforços de mediação, embora ainda não seja possível afirmar se esses eventos levarão a uma escalada mais ampla.

Os incidentes quebram a calma que prevalecia na área desde 17 de junho, última vez em que o frágil cessar-fogo entre judeus e palestinos havia minguado. Embora o bombardeio desta sexta ocorra em um momento de relativa trégua, a escalada de violência ocorrida em maio ainda é sentida na região. O conflito, que foi o mais sangrento desde a guerra de 2014, durou onze dias e deixou 255 mortos entre os palestinos e 13 em Israel. (Com agências internacionais).

Fonte: Estadão Conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após uso excessivo de vape, jovem é diagnosticada com câncer aos 27

O que começou como uma brincadeira inocente para se...

Maria Berklian, influencer do bordão “Tá barato”, morre aos 87 anos

Maria Berklian, influencer que ficou conhecida como “Rainha do Brasil”...

Homem é preso com 700 kg de cocaína escondidos em caminhão baú em Manaus

Um homem, de 51 anos, foi preso em flagrante...

Mensagens vazadas entregam suposto caso de Tirullipa com filha de ex-assessor

O humorista Tirullipa está agora no centro de uma polêmica daquelas: ele...