Italo Ferreira nem precisou das duas últimas tentativas na final para garantir o título da etapa de Abu Dhabi da WSL. Neste domingo, o campeão olímpico aproveitou as ondas finais na piscina dos Emirados Árabes para dar um show surfando com a bandeira do Brasil. Foi de base trocada na direita e abriu a bandeira na esquerda estampando o orgulho de ser brasileiro. Agora líder da temporada da Liga Mundial de Surfe, o brasileiro explicou a inspiração para a comemoração.
– É estilo Senna aqui! Lancei um Senna ali na (onda de) esquerda. É um orgulho representar o Brasil, um país que tem grandes guerreiros, grandes histórias. Isso me motiva muito. Graças a Deus venci essa competição. É um campeonato (em piscina) que alguns anos atrás fiquei em segundo, e isso me motivou a vencer essa competição, me fez treinar muito mais, me dediquei 100% a isso. Fiquei muito grato por essa oportunidade – disse Italo.
Em 2023, Italo foi o vice-campeão em outra etapa da WSL em piscina de ondas, o Surf Ranch, a famosa piscina do Kelly Slater na Califórnia. Na ocasião, viu o americano Griffin Colapinto levar a melhor. Foi a única etapa em piscina de ondas não vencida por um brasileiro na WSL masculina. Em Abu Dhabi, ele dominou suas baterias desde a primeira rodada e venceu o indonésio Rio Waida, que ficou em combinação na última onda (17,27 x 14,50), quando nem uma nota 10 é suficiente para a virada. O campeão olímpico apoia mais torneios em ondas artificiais.
– Sem dúvida. A piscina limita alguns caras, e você consegue enxergar falhas de algumas pessoas, porque a onda é muito perfeita e você realmente tem de saber jogar e usar todo seu repertório em cada onda, em cada movimento. Você vê grandes caras indo bem para um lado e no outro acabam pecando. Isso é legal de ver. Em uma piscina a onda é igual pra todo mundo. Isso é legal de ver. As piscinas vêm ganhando força. É bom para o nosso esporte. Vem trazendo um novo público. Estou muito feliz de viver esse momento – disse Italo.
A terceira etapa da WSL vai ser em Peniche, Portugal, a partir de 15 de março. Italo Ferreira vai usar a lycra amarela de líder do ranking.
– Depois de muito tempo vou usar a lycra amarela. Vou apenas tranquilizar a cabeça e jogar o jogo em Portugal. Vou fazer o que amo – disse Italo.
Fonte: Globo Esporte/Foto: WSL