O Japão liberou a importação de carne de frango de Santa Catarina, por não considerar aplicável o embargo, informou nesta sexta-feira (18) o governo do estado, que tem o país asiático como o principal destino dessa produção. A suspensão temporária da compra teve início em 17 de julho, após a detecção de casos de gripe aviária em granjas locais não comerciais.
“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal, e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador Jorginho Mello (PL).
Procurado, o Ministério da Agricultura não comentou o assunto imediatamente.
Em comunicado, o governo de Santa Catarina disse, entretanto, que a retirada do embargo não é imediata.
“Conforme suas normas sanitárias, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Porém, mesmo com um acordo bilateral entre o Brasil e aquele país, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.”
No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões (mais de R$ 1,54 bilhões), o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos, informa o governo estadual.
O Brasil é considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade pelos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal, a WOAH (em inglês, World Organisation for Animal Health), que considera apenas as granjas comerciais.
No entanto, o país confirmou casos da doença em aves silvestres e domésticas, desencadeando proibições temporárias de importações em algumas regiões do Japão, que incluíram um embargo a produtos do Espírito Santo, já suspenso.
*R7/FOTO: REUTERS / SHOKRY HUSSIEN