João Fonseca acaba de bater sua meta pessoal para a temporada. E mais do que isso: o brasileiro pode superar com folga a projeção que gostaria de cumprir em 2025. Com o objetivo de chegar ao top 40 do mundo, revelado em junho deste ano pelo próprio atleta, o tenista já alcançou a 39ª posição nesta sexta-feira (24) ao vencer o canadense Denis Shapovalo nas quartas de final do ATP 500 da Basileia. Agora, terá a chance de melhorar ainda mais esta marca e pode chegar a ficar entre os 30 melhores tenistas do planeta.
Classificado para a semifinal de um torneio ATP pela primeira vez, o brasileiro pula para a 33ª posição se vencer o espanhol Jaume Munar neste sábado (25). Se perder, João mantém a colocação atual.
Caso consiga ir ainda mais longe e vença a competição da Basileia, Fonseca alcançaria um inédito 28º lugar do ranking, entrando assim para o top 30 mundial. Se for superado na decisão, ele permanece na 33ª posição.
Outro objetivo do brasileiro é figurar entre os cabeças de chave no Australian Open do ano que vem. Para isso, ele precisa estar entre os 32 primeiros colocados do ranking, o que só se tornará realidade se ele conseguir permanecer dentro da zona de classificação até a semana anterior ao início do Grand Slam. O Aberto da Austrália começa no dia 12 de janeiro.
João volta à quarta neste sábado, por volta das 10h (de Brasília), para definir seu futuro na competição. Na outra semi, o francês Ugo Humbert encara Alejandro Davidovich Fonika.
*Ge/ Foto: AFP




