Ela é o Carnaval! A baiana Kamélia desembarcou neste sábado (6) no Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes, no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade, e recebeu das mãos do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult), Reginei Rodrigues, a chave de Manaus e abre oficialmente o período momesco na cidade.
Ao som de marchinhas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 como Mulata Bossa Nova e A Jardineira, Kamélia saiu da sala de desembarque pontualmente às 20h45. Acompanhada de passistas, mestres-salas e portas bandeiras das escolas de samba da cidade, assim como da corte de Carnaval deste ano, a baiana rodou a saia e já fez a festa no saguão do aeroporto.
Saudosos e novos foliões aguardavam a Kamélia. Como a aposentada, Maria da Conceição, 75 anos, que acompanhada de toda a família estava no aeroporto para vê a baiana. “Todo ano eu venho com a família. Eu achei uma beleza. Lembrou o meu tempo quando ia ao Olímpico (Clube) e depois para a Praça da Polícia quando acabava a festa. Oh, tempo bom que não volta mais”, declarou.
A neta da aposentada via pela primeira vez a Kamélia. “Eu achei impressionante. Pretendo curtir o Carnaval. Eu adoro o Carnaval”, declarou a jovem Maria Bárbara. Questionada sobre a lembrança mais forte que tem da baiana, Maria do Conceição disse que são as marchinhas. “Ótimas marchinhas. Mexia com as pessoas que não sobrava um sentado”, relembrou.
Após entregar a chave da cidade na mão da Kamélia, o secretario da Manauscult ressaltou que foi uma honra entregar a chave da cidade e declarou “está aberto o Carnaval de Manaus”. O gestor aproveitou para comunicar que mais 110 blocos e bandas de ruas serão contemplados com edital de apoio do executivo municipal com recursos financeiros e de estrutura, como palco e banheiros.“A Kamélia abre as festas carnavalescas de Manaus há mais de 85 anos. A Prefeitura de Manaus já lançou o edital das escolas de samba e vai apoiar todas desde do grupo especial, A e B e também bandas e blocos de ruas. São mais de 110 blocos de ruas que serão contemplados com os editais”, disse o diretor-presidente.
O presidente do Olímpico Clube, Almério Botelho, agradeceu o apoio do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e gestão do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes. “É a abertura oficial do Carnaval de Manaus. Nós do Olímpico temos apenas esse momento de agradecimento. Sem eles não poderíamos realizar esse grande evento que terá continuação na sede do Olímpico”, disse.
Após as formalidades, Kamélia acompanhada da corte de carnaval, banda da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) seguiu em direção a saída. Ela subiu no carro do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) acompanhada do rainha do Carnaval de Manaus, Mara Souza, 28 anos, e do rei Momo, Marcírio Miranda, 42 anos, e seguiu em carretada para a sede do clube, localizado no bairro Presidente Vargas, zona Sul, onde a festa seguirá até às 2h deste domingo (7).
Foto:Jorge Alberto/Núcleo C/A Crítica
*A crítica