Início Esportes Kamila Valieva, ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, pega 4...

Kamila Valieva, ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, pega 4 anos de gancho por doping

0

A patinadora artística russa Kamila Valieva foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), de competições por quatro anos. A proibição é retroativa a 25 de dezembro de 2021, quando a atleta testou positivo para a substância trimetazidina, em exame de doping do Campeonato Russo

Além da punição, o CAS anunciou, ainda, que todos os resultados obtidos pela atleta serão anulados. No período, ela brilhou nos Jogos de Pequim-2022 e conquistou a medalha de ouro por equipes

O caso provocou caos jurídico nas Olimpíadas de Pequim, pois o doping de Valieva foi divulgado durante a competição. Em função disso, o COI nunca distribuiu as medalhas da prova por equipes.

O veredicto do CAS significa que os russos perderão a medalha de ouro por equipes de patinação artística. Neste caso, os Estados Unidos, que terminaram em segundo lugar na prova, devem ser nomeados campeões olímpicos. Na ordem do pódio, o Japão ficaria com a prata e o Canadá com o bronze.

O COI é responsável pela realocação das medalhas e seu conselho executivo deverá se reunir em março. “Agora antecipamos o dia em que poderemos celebrar de todo o coração estes atletas, juntamente com os seus pares de todo o mundo”, disse a CEO do organismo olímpico dos EUA, Sarah Hirshland, num comunicado na segunda-feira.

Os prováveis novos campeões olímpicos são Evan Bates, Karen Chen, Nathan Chen, Madison Chock, Zachary Donohue, Brandon Frazier, Madison Hubbell, Alexa Knierim e Vincent Zhou.

A equipa jurídica de Valieva está tentando rever a decisão do CAS antes de decidir se recorrerá ao Supremo Tribunal Suíço, disse a advogada Andrea Pinna, que liderou a defesa da patinadora nas audiências de apelação em setembro e novembro.

Em sua tese de defesa, os advogados argumentaram que ela estava contaminada por vestígios do medicamento trimetazidina que, segundo eles, o seu avô usava. Ela também estava tomando duas substâncias que aumentam o oxigênio e que não são proibidas nos esportes.

*Foto: Catherine Ivill/Getty Images

*Estadão Conteúdos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 29 de janeiro de 2024 by Graziela Pinheiro