O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O título mostra a importância ambiental do parque e reforça a necessidade de sua preservação.
A beleza excepcional e o caráter único dos Lençóis Maranhenses foram os principais critérios para o reconhecimento.
“O Brasil é um país rico em belezas naturais, e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses aumentará significativamente sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Com uma área de 155 mil hectares, o parque está localizado na transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. A paisagem é composta por dunas de areia branca e lagoas de águas pluviais, atraindo ecoturistas.
O reconhecimento como Patrimônio Natural da Humanidade trará maior atenção à conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do parque. O Ministério do Turismo está desenvolvendo um plano de ação para incentivar o turismo sustentável e promover a inclusão social dos moradores locais, gerando emprego e renda.
A avaliação do parque começou em 2023 com uma equipe da União Internacional para a Conservação da Natureza analisando os atributos do local. A equipe, em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação) e representantes governamentais, avaliou aspectos como beleza natural, limites de proteção e atuação dos prestadores de serviços turísticos.
Acesso
As cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão são os principais pontos de acesso ao parque, com aeroportos próximos em São Luís (MA) e Parnaíba (PI). Outra rota de acesso é via Paulino Neves (MA), parte da Rota das Emoções, que inclui o Parque Nacional de Jericoacoara e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.
Com o título, os Lençóis Maranhenses se juntam a outras sete áreas brasileiras reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade, incluindo o Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM) e o Parque Nacional do Iguaçu (PR).
Fonte: Amazonas Atual/Imagem: TV Brasil/Reprodução