Leonardo DiCaprio faz campanha contra PL do Marco Temporal no Senado

Publicado em

O ator e ativista norte-americano Leonardo DiCaprio usou seu perfil no Twitter nesta quinta-feira (8/6), para protestar contra a aprovação do projeto de lei (PL) 2.903/23, conhecido como Marco Temporal, no Senado Federal.

“Se o Senado do Brasil aprovar o PL 2903 , será catastrófico para a Amazônia, os povos indígenas que vivem lá e nosso planeta”, escreveu o artista que tem se posicionado a favor dos povos indígenas brasileiros.

DiCaprio também compartilhou um link para uma petição on-line e mencionou o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Marco Temporal

A Câmara dos Deputados aprovou no final de maio o PL 490/07, que prevê que os povos indígenas só terão direito a demarcadas as terras ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. O texto teve uma rápida tramitação na Casa para demonstrar o entendimento do Legislativo enquanto a tese jurídica seria discutida no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por outro lado, o presidente Rodrigo Pacheco anunciou publicamente que o projeto não terá tramitação de urgência para agilizar o processo de votação do texto na Casa.

Além de determinar o Marco Temporal nas terras indígenas, o projeto de lei também autoriza a exploração de recursos naturais, como garimpo, dentro dos territórios protegidos e também o contato com comunidades de recente contato.

DiCaprio e a Amazônia

Não é a primeira vez que o ator norte-americano se manifesta a favor da Amazônia e dos povos indígenas brasileiros. Durante o Festival de Cannes, na França, DiCaprio se encontrou com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol-SP).

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) DiCaprio se posiciona contra a gestão ambiental do então chefe do Executivo e alertou o mundo sobre o aumento dos incêndios na Amazônia.

No ano passado, antes da campanha eleitoral, o ator norte-americano compartilhou uma animação do MapBiomas que mostra o avanço do desmatamento na floresta amazônica. “De acordo com este mapa da @mapbiomas, a região tem enfrentado um ataque de desmatamento ilegal nas mãos da indústria extrativa nos últimos 3 anos”, escreveu.

Foto: Dave Benett/Getty Images

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Acidente de ônibus deixa 10 universitários mortos na Colômbia

Um acidente de trânsito na Colômbia, envolvendo um ônibus que levava um grupo...

Indígenas processam NYT por reportagem que liga grupo à pornografia

Um povo indígena da Amazônia entrou com ação judicial contra o...

Empresa que quer explorar potássio no AM estreia na bolsa de valores do Brasil

A partir da próxima segunda-feira (26), a Brazil Potash...