A empresa chinesa do setor de energia solar, a Livoltek, anunciou nesta quinta-feira (4), na Suframa, que irá inaugurar uma fábrica de inversores no PIM (Polo Industrial de Manaus). A cerimônia está marcada para o próximo dia 24, na avenida Guaruba, Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense.
Com investimento de R$ 70 milhões, a nova fábrica terá uma área de 18 mil metros quadrados e criará cerca de 600 empregos. A produção inicial será de inversores string e híbridos, com a expectativa de oferecer produtos fabricados no Brasil ao mesmo custo dos importados, conforme o avanço na nacionalização das etapas produtivas.
A Livoltek também começará a fabricar baterias de lítio e carregadores elétricos na planta de Manaus até o final do ano. “A empresa espera estar entre as dez maiores marcas do mercado fotovoltaico brasileiro até o final de 2025”, disse Mateus Gomes, diretor-executivo da empresa.
O superintendente-adjunto da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, disse que recebe com entusiasmo o anúncio da chegada da fábrica ao PIM. “Ela vai ao encontro da nova política industrial brasileira de fomento à energia limpa e novos produtos voltados para essa economia”.
Fotos: Divulgação/Livoltek e Divulgação/Suframa/ *AM Atual