Lula aprovou nomes para BC e vai anunciar esta semana, diz Haddad

Publicado em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu aval aos nomes dos próximos dois indicados para a diretoria do Banco Central (BC). Dois mandatos de diretores se encerram no final deste ano.

“O governo deve anunciar os novos diretores do Banco Central nesta semana”, disse o ministro a jornalistas na portaria do ministério na noite de segunda-feira (23/10). “Estou aguardando essas pessoas também se comunicarem com quem eles precisam”.

Haddad afirmou que tratou das indicações com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em reunião na tarde de ontem. As indicações precisam passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, em seguida, por votação no plenário da Casa. O titular da pasta disse ter tratado com Pacheco sobre os perfis dos indicados.

Os dois próximos diretores do BC que deixarão a autoridade monetária são Fernanda Guardado (Diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos) e Mauricio Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta). Seus mandatos se encerram no dia 31 de dezembro de 2023.

Lula contará com 4 de 9 cadeiras no Copom

Com as novas indicações, que ainda terão de ser aprovadas pelo Congresso, o governo federal passará a contar, a partir de 2024, com quatro das nove cadeiras do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Neste ano, Lula indicou Gabriel Galípolo (ex-número de 2 de Haddad no Ministério da Fazenda) para a Diretoria de Política Monetária e Ailton de Aquino para a Diretoria de Fiscalização do BC. Ambos também integram o Copom.

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Famílias começam a retornar para prédio onde arsenal de coronel explodiu em Campinas

As famílias que moram no edifício Fênix, localizado na...

Rihanna, Zuckerberg: Pré-casamento de herdeiro do homem mais rico da Ásia reúne ícones pop, titãs tech e mais

Chefes globais da tecnologia, titãs da indústria, estrelas de...

Na Celac, Lula cita ‘carnificina’ e propõe moção pelo fim do ‘genocídio’ em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs nesta sexta-feira...