O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (2) da Caminhada do Dois de Julho, realizada no Largo da Soledade, em Salvador (BA). A data celebra a expulsão, realizada em 1823, das tropas portuguesas que ainda resistiam à independência declarada no ano anterior por Dom Pedro II.
O movimento contou com a participação popular e qualquer autoridade lusitana que ainda estava no país foi extirpada do poder. Na prática, a medida consolidou o fim do domínio de Portugal, em 1823. A agenda contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, como o ministro Rui Costa (Casa Civil).
“Coroamos mais uma celebração ao 2 de julho iluminados por este sol brasileiro que, há mais de 200 anos, amanhece para iluminar as terras de nossa nação livre”, escreveu o governador nas redes sociais. Na edição de 2023, Lula exaltou o povo baiano. “É alegre, festivo, mas quando tem que lutar vai para cima e derrota o adversário”, disse na ocasião.
O presidente segue à tarde para Recife. Na ocasião, o governo vai entregar 448 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, e anúncio da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco. Além disso, a gestão vai celebrar o acordo-base relativo aos prédios-caixão e repasse de recursos para o Complexo Industrial Portuário de Suape. Depois, retorna para Brasília.
*R7/Foto: Ricardo Stuckert/PR – 02.07.2023