Lula: se não houver solução com Trump, Brasil aplicará tarifa em 1º/8

Publicado em

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (10/7) que, caso não haja solução diante da tarifa de 50% imposta pelo governo dos EUA aos produtos brasileiros, o Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade Econômica e adotará tarifa recíproca a partir de 1º de agosto.

A fala de Lula foi feita durante entrevista concedida ao Jornal Nacional. “O Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade quando for necessário. (…) Se não houver solução, vamos entrar com reciprocidade a partir de 1º de agosto”, afirmou.

Lula destacou, ainda, que vai organizar uma comissão juntamente com empresários para que se tente negociar a taxa imposta por Donald Trump. No entanto, advertiu que, caso isso não funcione, vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e, em último caso, vai retaliar as taxas impostas pelos EUA. Lula aventou, também, a possibilidade de buscar novos mercados.

“Essa é a hora da gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado no mundo. O Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país do mundo e que, portanto, a gente não aceita desaforamento contra o Brasil”, frisou Lula.

Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro

  • Trump tem ameaçado o mundo com um tarifaço, desde o início do mandato, e dá atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil.
  • O presidente norte-americano já ameaçou aplicar taxas de 100% aos países membros do bloco que não se curvassem aos “interesses comerciais dos EUA”.
  • Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras e cumpriu a promessa nessa quarta (9/7), ao impor tarifa de 50%.
  • De acordo com o líder norte-americano, o Brasil não está “sendo bom” para os EUA.

Lula fala em “desaforo” de Trump

Um dos pontos citados por Lula, mais uma vez, foi a irritação dele com o fato de a carta sobre a mudança na taxação ter sido postada na rede social de Trump, a Truth Social, e não chegar a ele por meio de uma comunicação formal entre Estados.

“Acho um desaforo muito grande e não dá para aceitar. É um cidadão presidente de um país importante, como os Estados Unidos, conversar uma carta para mim, mandada pelo site, evocando o fim da ‘caça às bruxas’”, disse Lula.

Trump afirmou nessa quarta (9/7) que vai elevar de 10% para 50% a tarifa para todos os produtos importados do Brasil pelos norte-americanos. O aviso veio por meio de uma carta na qual o presidente norte-americano cita argumentos comerciais, mas também destaca a acusação de que o Brasil estaria promovendo uma perseguição política e judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fonte: Metrópoles/Foto: @BrenoEsakiFoto/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Com Neymar de volta, Brasil pega Escócia por vaga no mata-mata da Copa

Buscando garantir a vaga no mata-mata em 1° lugar...

CDBs do Digimais explodiram 1.130% em oito anos e chegam a R$ 8,5 bilhões

O saldo de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) emitidos...

Clima: Sul registra temperaturas negativas e Sudeste tem chuva forte

A forte massa de ar polar que se desloca pelo...

Digimais usou dívida que vem desde 1942 para inflar balanço, diz PF

A Polícia Federal acusa o Digimais de utilizar direitos...