Mãe relata golpe de falsa médica que prometia curar paralisia do filho no AM: ‘ela me deu esperança’

Publicado em

A esperança de ver o filho andar levou a dona de casa Marline Melo a confiar em Sophia Livas de Morais Almeida, de 32 anos, presa por se passar por médica e atender ilegalmente crianças com doenças graves no Amazonas.

De acordo com a dona de casa, Sophia prometeu uma cirurgia que transformaria a vida de Otávio, de 11 anos, que tem paralisia cerebral. A falsa médica receitou medicamentos, suspendeu tratamentos e mostrou vídeos com supostos resultados de procedimentos semelhantes. Tudo, porém, era mentira.

A falsa médica foi presa nesta segunda-feira (20) enquanto se exercitava em uma academia de alto padrão na Zona Centro-Sul de Manaus. A abordagem foi feita pela equipe da Polícia Civil que já investigava diversas denúncias contra ela.

Até a última atualização desta reportagem, o g1 não conseguiu contato com a defesa de Sophia. A Justiça do Amazonas manteve a prisão preventiva da investigada.

“Ela me deu essa esperança. Falou que o caminho seria árduo, mas que o Otávio voltaria a andar. Seria um bem prolongado, mas voltaria”, contou Marline, emocionada.

 

A mãe manteve contato com Sophia por meses, após conhecê-la em um serviço social realizado na Câmara Municipal de Manaus, onde a falsa médica se apresentou como pediatra, demonstrou envolvimento emocional com a história do menino e chegou a encaminhá-lo para uma suposta cirurgia, prometendo que ele voltaria a andar. A dona de casa acreditava que o procedimento era real.

“Ela chorou até comigo. Eu chorei com ela”, lembra a mãe.

 

A confiança foi tanta que Marline seguiu todas as orientações da falsa profissional, inclusive a suspensão de inalações e o uso de medicamentos alternativos. Sophia também pediu fotos e vídeos do menino com a justificativa de produzir um material para captar ajuda financeira.

“Ela me mostrou um vídeo no celular dela de um médico após a cirurgia em uma criança, mostrando como a criança melhorou. Disse que muitos amigos dela queriam ajudar e que a cirurgia sairia mais rápido do que a gente previa. Já tinha até data marcada: seria no dia seguinte”.

 

A situação começou a mudar quando o estado de saúde de Otávio piorou. Ele passou a ter crises epilépticas e vômitos. Ao ser questionada, a falsa médica disse que o menino provavelmente estava com rotavírus.

“Achei estranho. A resposta dela não fazia sentido”, contou.

 

O ponto de ruptura foi quando Marline pediu uma receita médica controlada. Sophia recusou, dizendo que não tinha CRM.

“Ela se apresentou pra mim como pediatra. Qualquer pediatra pode renovar uma receita. Aí eu já fiquei assim”, conta a mãe, desconfiada.

 

Mesmo diante da desconfiança, Sophia continuou prometendo atendimento e manteve viva a esperança da cirurgia. A confirmação da farsa veio com a notícia da prisão.

“Quando eu vi na TV, eu falei: ‘doutora Sophia!’ No primeiro momento, eu não acreditei. O jeito que ela falava, como abordava os assuntos… Eu acreditei. Falei pra ela: ‘doutora, há 11 anos, nenhum médico me deu a esperança que a senhora me deu'”.

Agora, a família busca Justiça.

“Se acontece alguma coisa com o Otávio, eu ia me culpar pro resto da vida. Eu pretendo colaborar, mostrar tudo — mensagens, vídeos — pra que isso não aconteça com mais ninguém”.

 

Segundo o delegado Cícero Túlio, outras mães também prestaram depoimento. A polícia segue investigando para identificar todas as vítimas.

“Tem uma série de crimes aí, um encadeado no outro. Ela interrompia tratamentos e colocava a saúde de crianças em risco. Nos hospitais, chegou a apresentar documentos falsos. Estamos apurando que tipo de documentos eram esses”, disse o delegado.

*G1/AM/Foto: Divulgação 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Palmer brilha, Chelsea vence o PSG e é campeão do Mundial de Clubes

Na tarde deste domingo (13/7), o Chelsea venceu o PSG por 3 x...

Tarifa de 50% imposta por Trump isola aliados de Bolsonaro no Congresso

A tarifa de 50% para exportação de produtos brasileiros...

Fabiano Menotti, da dupla com César Menotti, sofre acidente de carro na BR-040 em Juiz de Fora

O cantor Fabiano Menotti, da dupla com César Menotti,...

Turismo de aventura: planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

A morte de uma menina de 11 anos dentro...