Malária: FVS-RCP realiza o teste de um novo mosquiteiro para o combate à doença no município de Humaitá

Publicado em

A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza o monitoramento de Mosquiteiro Impregnado com Inseticida de Longa Duração interceptor G2 (MILD). A atividade técnica ocorreu no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus).

O monitoramento aconteceu no período de 07 a 11 de novembro e foi coordenado pelo Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP em parceria com Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o órgão realiza a avaliação de novas estratégias para o enfrentamento da malária, incluindo, a efetiva ação da implantação do mosquiteiro impregnados com dois inseticidas Alfacipermetrina e o Clofenapir.

“Os mosquiteiros são uma das medidas de proteção individual, que impedem o contato do mosquito com os indivíduos sadios evitando a transmissão e assim ajuda na redução de casos da doença naquele determinado local prioritário”, explicou a diretora da FVS, Tatyana Amorim.

A gerente de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV) do DVA, Myrna Barata destacou que esse trabalho em conjunto, possibilita estabelecer mais um instrumento no combate e enfrentamento da malária, visando sempre a meta nacional de eliminação total da doença até 2035.

“Implementar nossas estratégias de combate à malária é primordial para ser usada no contexto epidemiológico que o estado vive no momento. Por isso, essa ação integrada entre as instituições federais, estadual e municipal fortalece a implementação de novas estratégias no combate à malária. ”, disse Myrna.

Sobre a Malária

O principal local de transmissão são as áreas rurais, fator que a FVS-RCP orienta que caso a pessoa tenha ido para área de mata e após sete dias apresente os sintomas como febre, dor de cabeça, tremor e suor intenso, é fundamental que busque a unidade de diagnóstico de malária mais próximo.

Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é importante que seja feito o ciclo completo para evitar complicações mais graves da doença.

*Foto: Divulgação/FVS-RCP

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fiscalização ambiental resulta em mais de R$ 100 mil em multas no interior do Amazonas

Mais de R$ 100 mil em multas foram aplicados...

Militares são presos por fraudes com uso de ‘cashback’ no AM

Dois militares das Forças Armadas foram presos por envolvimento...

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...