Manaus registrou 92 acidentes de trânsito de 1º a 16 de janeiro deste ano. Isso representa uma média de quase seis acidentes por dia, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) da capital.
O aumento em relação ao ano passado é de 3%. Isso porque no mesmo período de 2022, a capital teve 89 registros de sinistros nas vias da capital.
Segundo o Immu, neste ano, já foram registrados 54 acidentes com danos materiais, 37 com vítimas lesionadas e um acidente com morte no período.
De acordo com o diretor do Immu, Paulo Henrique Martins, o órgão trabalha para identificar as princiais vias da cidade que registram altos índices de acidentes.
“Há uma preocupação de identificar os lugares onde esses acidentes acontecem e as causas, porque precisamos tomar medidas que, efetivamente, possam dar resultados e com isso a gente consiga reduzir esses números”, explicou.
Ainda segundo ele, o órgão já identificou 11 pontos e uma das principais causas de acidentes, segundo ele, é o excesso de velocidade:
“A Torquato Tapajós está entre as vias, além da Cosme Ferreira, a Efigênio Salles, Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, assim como a Avenida do Turismo, são algumas dessas vias onde mais temos registros de acidentes. Temos também alguns locais onde o excesso de velocidade é muito grande, como a Avenida das Torres/Flores, onde acontecem muitos acidentes com danos materiais, e nós precisamos evitar”, afirmou.
Acidente matou motorista
Na madrugada desta terça-feira (17), um homem de 26 anos morreu, após o carro que ele conduzia atingir a coluna de uma passarela na Avenida Torquato Tapajós, Zona Centro-Sul de Manaus. O veículo pertence ao cantor Wanderley Andrade, que tinha deixado o carro em uma oficina.
O carro colidiu de frente com uma das colunas da passarela, instalada nas proximidades da entrada do conjunto Santos Dumont. As colunas da estrutura dividem um trecho da Avenida Torquato Tapajós, uma das mais movimentadas de Manaus.
*g1 Amazonas