A cidade de Manaus tem apenas 26% de cobertura de esgotamento sanitário. Com a chegada de novos habitantes, a capital amazonense cresceu sem planejamentos, o que resultou em áreas de invasão e moradias sem acesso aos serviços básicos, como rede de esgoto.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Trata Brasil apontam que na Região Norte, apenas 14% da população recebe rede de esgoto, e apenas 20% é tratado.
A Concessionária Águas de Manaus estima chegar a 30% da cobertura de esgotamento sanitário até dezembro deste ano. Mas, a meta principal é alcançar 80% da população com o serviço em 2030, conforme previsto no contrato da concessão.
Expansão
O Bairro Cachoeirinha, na Zona Sul de Manaus, recebeu água encanada há pouco tempo, e aguarda o serviço de esgoto. A auxiliar de cozinha, Elaine Pereira, explicou que era complicado ter pegar baldes para fazer os serviços domésticos e de higiene.
“Era ruim porque nem tinha água encanada, a gente pegava nos baldes, deixava na cozinha, no banheiro pra gente fazer nossas dia a dia”, falou a auxiliar.
*g1 / Foto: Reprodução