A Marinha do Brasil informou que destinou 40 toneladas de doações, para a cidade de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, nesta segunda-feira (20/2). O Navio-Patrulha “Guajará” está carregado com alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e limpeza.
As fortes chuvas que atingiram a região deixaram um rastro de destruição. Em São Sebastião, cidade mais afetada, 39 mortes foram confirmadas pela Defesa Civil, e uma em Ubatuba.
#CuidandoDaNossaGente | Buscando minimizar o sofrimento da população do litoral norte de SP, após as fortes chuvas que assolaram a região, a #MarinhaDoBrasil mobilizou um navio e mais de 100 militares para transportar 40 toneladas de doações ao local atingido. #SemprePresente pic.twitter.com/CNf6TZplFq
— Marinha do Brasil (@marmilbr) February 20, 2023
Para auxiliar os desabrigados, o navio deverá sair do Porto de Santos, em São Paulo, na noite desta segunda e chegar ao Porto de São Sebastião na madrugada desta terça (21/2).
“Fizemos uma rápida mobilização para atender à população isolada no litoral norte paulista, a fim de minimizar o sofrimento”, afirma o comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa.
Desastre em São Sebastião
As chuvas que atingiram o litoral Norte de São Paulo entre sexta-feira (18/2) e sábado (19/2) foram as maiores registradas em 24 horas no país, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O governo paulista informou que o acumulado de chuva em São Sebastião atingiu 70 milímetros em 24 horas. “Um dos municípios mais afetados neste feriado prolongado de carnaval, com deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso”, declarou em nota.
*Metrópoles