George Santos, filho de imigrantes brasileiros eleito deputado nos EUA, tem mentiras espetaculares no currículo. Ele não tem ensino superior, não trabalhou em Wall Street, não apareceu em “Hannah Montana”, não é judeu, não é neto de sobrevivente do Holocausto, nem filho de sobrevivente do 11/9.
Mas um feito é real: ele é assunto dos principais talk shows e programas de humor da TV dos EUA nos últimos dias. O republicano ganhou imitadores e virou alvo de piadas dos apresentadores, abismados com as mentiras.
“Ele parece um vilão do Scooby-Doo”, disse o apresentador Jimmy Kimmel.
Foram tantos imitadores de George Santos nos talk shows que até isso virou piada. Stephen Colbert fez uma montagem com todos os humoristas que encarnaram o deputado e criou o “Santos-Verso” (piada com o filme com o Homem-Aranha multiplicado de 2018).

O quarteto do “Santos-Verso” tem humoristas conhecidos:
- Nelson Franklin, da série “Veep”, interpretou as fugas de George Santos das perguntas da imprensa nos corredores do Congresso no “Jimmy Kimmel Live!”
- Jon Lovitz, veterano do “Saturday Night Live”, foi ao “The Tonight Show” de Jimmy Fallon cantar uma versão de “My way” parodiando os casos absurdos de George;
- Harvey Guillén, da série “What We Do In The Shadows”, disse a Stephen Colbert se chamar George Anthony Devolder Santos Kitara Zebrowsku John Jacob Jingleheimer Cellino & Barnes;
- Bowen Yang, membro atual do “Saturday Night Live”, se vestiu como Kitara Ravache, nome do passado de drag queen que a imprensa descobriu sobre George Santos.
A overdose de George Santos no final de semana levou o deputado (real) a comentar no Twitter na segunda-feira. Em sua visão peculiar, quem estava passando vergonha não era ele, mas os humoristas.
“Agora estou consagrado na história da TV noturna com todas essas imitações, mas todas são TERRÍVEIS até agora. Jon Lovitz é supostamente um dos maiores comediantes de todos os tempos e isso foi vergonhoso – para ele, não para mim! Esses comediantes precisam aumentar seu nível”, ele escreveu.
Stephen Colbert rebateu o comentário e voltou a fazer piada com o republicano: “Você pediu”, ele disse, antes de fazer uma imitação ruim ironicamente. Ele colocou uma cena do filme “Meninas Malvadas” no ar para ilustrar as supostas ameaças que o imigrante brasileiro teria sofrido.
*g1