Metrô de SP cobra multa de R$ 7 milhões de sindicato após greve

Publicado em

O Metrô de São Paulo entrou com uma ação de indenização de mais de R$ 7 milhões, contra o Sindicato dos Metroviários, por conta da greve do dia 3 de outubro.

No começo do mês, funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp cruzaram os braços em protesto contra os projetos de privatização de linhas ferroviárias e da companhia de saneamento básico do estado.

O juiz Fausto José Martins Seabra, da 3ª Vara de Fazenda Pública, que analisa o processo, disse que o Sindicato dos Metroviários tem o prazo de 30 dias para apresentar defesa, sob pena de “serem presumidos como verdadeiros os fatos articulados na ação”.

Em nota, o Metrô afirma que “o pedido de reparação feito pela Companhia compreende os prejuízos financeiros decorrentes da impossibilidade de arrecadação durante a paralisação. Na ocasião, houve descumprimento, por parte do sindicato, da liminar que determinava o funcionamento da operação das linhas do Metrô com 100% do efetivo nos horários de pico e 80% nos demais.”

Presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa diz que só soube da ação civil por meio da imprensa. Lisboa considera a movimentação do Metrô um ato antissindical que atenta contra o direito democrático de greve, previsto na constituição brasileira.

Ainda segundo Camila Lisboa, a ação civil é uma prática de má fé, porque já existe um processo na Justiça trabalhista, que é a esfera competente que julga as greves e lutas dos trabalhadores.

*R7/FOTO: EDU GARCIA/R7 – 23.03.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Centrão pavimenta anistia com oposição para Motta encerrar “greve” na Câmara

O Centrão pavimentou o andamento do pacote de projetos...

Após Brasil, tarifaço passa a valer para quase 70 países. Entenda

Um dia após entrarem em vigor as tarifas de 50%...

PF combate quadrilha em Manaus que fraudava empréstimos da Caixa

A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (7)...

João Fonseca estreia no Masters 1000 de Cincinnati: veja horário e onde assistir ao vivo

João Fonseca terá um último desafio antes de embarcar...