Militares destroem e apreendem material de garimpo ilegal avaliado em R$ 151 milhões

Publicado em

Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica destruíram 50 dragas de garimpo ilegal na Operação Ágata Amazônia 2026, nas regiões dos municípios de Japurá e Jutaí, no Alto Solimõese. Os equipamentos destruídos e outros materiais apreendidos foram avaliados em R$ 151 milhões.

Além da destruição das estruturas ilegais, também foram realizadas inspeções navais no município de Tefé. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (5) pelo CMA (Comando Militar da Amazônia).

Durante a operação, foram apreendidas seis armas de fogo, 52 munições, uma embarcação avaliada em cerca de R$ 2 milhões, 1,27 quilo de mercúrio, 170 mil litros de diesel, 5 mil litros de gasolina e oito balanças de precisão.

Segundo as Forças Armadas, a ação foi resultado de um planejamento integrado entre diferentes instituições, incluindo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a Polícia Federal e a Polícia Militar do Amazonas. Um pelotão do Exército Brasileiro também participou da operação.

De acordo com o comando da operação, as equipes conseguiram inutilizar as dragas sem o uso de força letal, e não houve registro de feridos.

O garimpo ilegal é uma das principais ameaças à Amazônia. A atividade provoca a contaminação dos rios por mercúrio, afeta a fauna aquática, compromete a subsistência de comunidades ribeirinhas e indígenas, além de causar danos ambientais como o assoreamento dos rios.

A Operação Ágata Amazônia 2026 é coordenada pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo intensificar a presença do Estado na região, atuando no combate a crimes ambientais e transfronteiriços.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: CMA/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Sangue nas fezes pode indicar câncer raro que matou ex-paquito Robson

A morte de Robson Barros, ex-paquito do programa “Xou...

Dólar avança e supera R$ 5,20, maior cotação desde março

O dólar iniciou a sessão desta terça-feira (23/6) em alta de...

Trump diz que Irã garantiu aos EUA que não cobrará pedágio em Ormuz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira...

Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou...