O Ministério dos Povos Indígenas alerta sobre a possibilidade de invasão de garimpeiros nas aldeias indígenas. Com a ação do governo federal para retirada dos criminosos da terra Yanomami, a pasta teme por novas ocupações.
O ministério declarou que a principal preocupação da pasta neste momento é combater a crise humanitária e sanitária enfrentada no território, apesar da preocupação da invasão de aldeias.
Os ministérios da Defesa, Justiça em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguem empenhados na retirada dos garimpeiros de dentro do território Yanomami.
O Ministério dos Povos Indígenas declara que é necessário uma alta complexidade para atuar na retirada dos criminosos do território que possui uma grande extensão territorial e povos isolados. A pasta declarou que irá articular para tentar conter novas invasões.
“Caso sejam identificadas e comprovadas migrações de grupos para atividades ilegais de garimpo e invasões a outros territórios indígenas, o Ministério dos Povos Indígenas irá, imediatamente, acionar as forças policiais para identificação e prisão dos criminosos”, declarou a pasta em nota divulgada nesta quarta-feira (15/2).
Terra indígena Yanomami
O território Yanomami sofre com a contaminação do solo por mercúrio devido à atividade de mineração realizada pelos garimpeiros ilegais.
*Metrópoles