Ministério da Defesa leva internet à Terra Yanomami

Publicado em

O Ministério da Defesa (MD), por intermédio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), está levando internet à Terra Yanomami, em Roraima. O Centro providenciou quatro antenas VSAT (Very Small Aperture Terminal) transportáveis, com conexão de 20Mbps, que possibilitam a comunicação e a otimização do trabalho das equipes que atuam na Reserva Indígena Yanomami. Das quatro antenas, duas atendem a Polícia Federal (PF) e as outras duas a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Antenas – Com maior capacidade de recepção e transmissão, as antenas de comunicação via satélite (VSAT), versão T3SAT possuem tamanho reduzido, facilitando o transporte e logística para locais de difícil acesso. O equipamento, cuja ativação teve início em 2 de fevereiro e prossegue até o dia 3 de abril, atende comunidades e órgãos que necessitam de conexão à internet em locais isolados e é utilizado em operações de combate a crimes ambientais na Amazônia, como o garimpo ilegal.

O Censipam também está presente nas ações da força-tarefa criada pelo Governo Federal, desde o início deste mês, para atender os Yanomami. por meio do trabalho de agentes especializados em geointeligência, da produção de relatórios e mapas temáticos e da disponibilização de imagens de satélite e dados vetoriais.

Censipam – Ligado à estrutura administrativa do Ministério da Defesa (MD), o Censipam atua na proteção, integração e no desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul. O Centro, que possui sedes em Brasília, Belém, Porto Velho e Manaus, dispõe de moderna infraestrutura tecnológica e apoia instituições governamentais.

Por meio do Censipam são promovidas ações conjuntas de órgãos que atuam com políticas socioambientais na Amazônia, como Forças Armadas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes (ICMBio), secretarias de Meio Ambiente, Polícias Federal, Estaduais e Defesa Civil, entre outros.

*Defesa em foco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Brasil não atinge meta de alfabetização de crianças em 2024

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (11/7),...

UEA capacita turma do primeiro curso de lutheria em instrumentos de metais, em Manaus

Iniciativa visa qualificar estudantes, músicos e interessados na construção,...

Trump afirma que vai conversar com Lula “em algum momento”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11/7) que...

Fifa esfria desejo da Conmebol de ampliar Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções

O desejo da Conmebol de ampliar para 64 o número...