Ministério da Educação libera resultados do Enem 2022

Publicado em

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 já podem conferir o resultado da prova na Página do Participante (https://enem.inep.gov br/participante/#!/). Com previsão inicial para a próxima segunda-feira, 13, a divulgação do desempenho no exame foi antecipada para esta quinta-feira, 9. Para acessar as notas individuais, basta digitar o CPF e a senha cadastrados no sistema.

A mudança na data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na quarta-feira, 8, durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.

O Enem é a principal porta de entrada dos estudantes brasileiros para a universidade. As notas podem ser utilizadas para os processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sisu

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem, que tenham obtido nota superior a zero na prova de Redação e não tenham realizado a prova na condição de treineiro.

ProUni

O programa oferece bolsas de estudo em instituições particulares para candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Podem participar do processo seletivo estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior. Exige nota mínima de 450 nas provas objetivas do Enem e que o estudante não tenha zerado a Redação. A seleção se dá de acordo com as notas obtidas.

É destinado ainda a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou mesmo na rede particular. Passaram a ter acesso ao programa alunos que fizeram o “ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição, ou sem a condição de bolsista”. A alteração na Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, foi publicada no Diário Oficial da União de 7 de dezembro de 2021.

– Inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março.

– Resultado: 7 a 16 de março (primeira chamada) e 21 a 30 de março (segunda chamada)

Fies

Criado em 2001, o Fies é uma forma de o estudante financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio do MEC e com taxa zero de juros.

Nesta modalidade, o aluno precisa ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. O empréstimo pode ser pago após a conclusão do curso. Como o ProUni, vale a regra de 450 pontos no Enem e não ter zerado a Redação.

As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet.

Em todos os programas de acesso ao ensino superior do País, a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem, sendo que, para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.

– Inscrição: 7 a 10 de março.

– Resultado: 14 de março.

*Estadão conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Passagem de meteoro clareia céu e “noite vira dia” no Nordeste; veja vídeo

O céu nordestino foi iluminado por um meteoro, no...

Deputado federal denuncia uso de “emendas Pix” para compra de apoio parlamentar

Durante uma entrevista recente, o deputado federal Coronel Meira...

Herdeiro bilionário indiano se casa em cerimônia luxuosa e repleta de estrelas

Após sete meses de extravagantes celebrações pré-casamento, Anant Ambani, filho...

Ministra francesa toma banho no rio Sena a duas semanas dos Jogos

A ministra francesa do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, tomou banho no...
%d blogueiros gostam disto: