Ministro diz que governo quer paz no campo e retomará reforma agrária

Publicado em

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST nesta quinta-feira (10), na Câmara dos Deputados, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, citou o que chamou de retomada da reforma agrária no país e disse que o governo quer “paz no campo”. 

“Devemos lançar o programa de reforma agrária com três componentes. O primeiro componente é a disponibilidade de terra para novos assentamentos. Há oito anos que não temos assentamentos no Brasil.” 

Durante a fala, Paulo Teixeira fez críticas à atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2015, quando suspendeu a execução de 500 mil processos de assentamento do programa reforma agrária apontando irregularidades. 

“O programa de reforma agrária começou, a meu ver, por uma equivocada atuação de uma parcela do Tribunal de Contas da União, que fez um trabalho que é digno de ser reprovado por esta Casa”, disse Teixeira. “O Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] já reviu 300 processos. [Há] 1% de irregularidades. Mas isso paralisou o programa de reforma agrária e congelou a vida dos assentados”, completou. 

De acordo com o ministro, o país conta, atualmente, com um total de 57 mil famílias em acampamentos de “beira de estrada”. “Vivendo nas piores condições de vida que se possa viver. E é por isso que queremos retomar [o programa de reforma agrária], para pacificar o Brasil”. 

*Agência Brasil / Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Ana Castela e Gustavo Mioto comemoram 6 meses de namoro: ‘Conta tudo sim’

Ana Castela e Gustavo Mioto celebraram os seis meses de...

Sine Amazonas divulga 180 vagas de emprego para esta terça-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas,...

Jogador do Taubaté é suspeito de estuprar a ex, matar o namorado dela com uma marreta e fugir 

Um jogador de futebol do Esporte Clube Taubaté é...

Gil Brother Away, ex-integrante do grupo Hermes e Renato, morre, aos 66 anos

O comediante Jaime Gil da Costa, mais conhecido como...