Moraes arquiva investigação contra Ibaneis Rocha por 8 de Janeiro

Publicado em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou as investigações contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por omissão nos atos de 8 de Janeiro de 2023. “Defiro arquivamento deste inquérito em relação às condutas de Ibaneis Rocha”, disse Moraes.

A PGR considerou que os fatos relatados na ação não revelaram causa para prosseguimento do inquérito penal contra o governador.

“Esgotadas as diligências viáveis e sem outra linha investigatória idônea, a partir dos elementos de informação produzidos até o momento, os fatos relatados não revelam justa causa hábil a autorizar o prosseguimento da persecução penal contra Ibaneis Rocha Barros Júnior”, escreveu o PGR, Paulo Gonet.

Em nota, os advogados de Ibaneis, Cleber Lopes e Alberto Toron, celebraram a decisão. “A defesa do governador Ibaneis Rocha recebe com tranquilidade a decisão que determinou o arquivamento do inquérito relativo aos atos do dia 8 de janeiro, pois a manifestação da PGR foi firme em demonstrar a correção na conduta do governador.”

Em relação ao DF, a procuradoria já denunciou o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres, e o ex-secretário adjunto da pasta Fernando de Souza Oliveira. Agora, cabe ao STF decidir se torna ou não os dois réus, junto a outras 32 pessoas, denunciados.

Inquérito civil

No ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito civil aberto para apurar possível improbidade administrativa por parte do governador diante dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Na época, o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima considerou que, “sob qualquer aspecto examinado”, as invasões às sedes dos Três Poderes e depredações dos prédios, em Brasília, “não podem ser atribuídas ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”. O documento foi publicado em 1º de novembro de 2023.

Fonte: Metrópoles/Foto:VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES/@vinicius.foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

GACC Amazonas promove “esquenta” do McDia Feliz no Super Nova Mosaico neste sábado (16)

Os clientes poderão adquirir camisetas e tickets antecipados do...

Sesc Amazonas abre inscrições gratuitas para o curso de Libras básico e intermediário

O Sesc Amazonas, por meio do Programa de Comprometimento...

Do gari ao campeão: a história de superação de Samuel Anchieta inspira jovens de Manaus

Fiscal da Semulsp e atleta de jiu-jitsu, Samuel troca...

Triangulação: por que mandar produtos para outro país antes dos EUA para driblar tarifaço é ilegal e pode sair caro

Mandar produtos brasileiros para um país intermediário e, de...