Moraes quebra sigilo de imagens do Planalto no dia 8 de janeiro e determina que PF ouça servidores do GSI

Publicado em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo das imagens de circuito interno do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, data em que golpistas invadiram e depredaram o prédio. Moraes também estipulou que a Polícia Federal ouça servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam no palácio durante a invasão.

Moraes é relator de investigações sobre os atos golpistas de janeiro. A ação de servidores do GSI entrou no foco da discussão política em Brasília nesta semana após a divulgação de imagens do circuito interno que mostram o ex-ministro da pasta, general Gonçalves Dias, circulando entre os invasores extremistas.

As imagens mostram também servidores do GSI conversando com os extremistas. Um deles, o major José Eduardo Natale, oferece água aos invasores. Com a divulgação do trecho, feita inicialmente pela CNN Brasil, Gonçalves Dias pediu demissão.

“Determino a quebra do sigilo da divulgação das imagens do dia 8/1/2023 do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto em poder do GSI, com o envio a esta Suprema Corte, em 48 horas, de todo o material existente, observada a preservação integral das imagens, que será aferida em posterior perícia, para efeito de preservação da cadeia de custódia”, escreveu Moraes.

O ministro também disse que a tomada de depoimento dos servidores pela Polícia Federal é necessária para “aferição das condutas individuais”.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Quase 700 casas foram destruídas após tornado no Paraná, diz Corpo de Bombeiros do estado

O sistema de tecnologia e monitoramento ambiental do Paraná confirmou nesta...

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy deixará prisão após cumprir 3 semanas de pena de 5 anos

A Justiça francesa concedeu regime de liberdade provisória ao ex-presidente da...

Policial penal é achada morta em casa com muro pichado “X9” e CV

O marido da policial penal Edvânia da Silva foi...

O alerta do mercado a Motta e Derrite sobre o PL Antifacção

Integrantes do mercado financeiro fizeram um alerta ao presidente...