Moraes se manifesta sobre novas sanções da Lei Magnitsky. Veja nota

Publicado em

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes classificou como ilegais e lamentáveis as sanções impostas pelos Estados Unidos, por meio da Lei Magnitsky, contra sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes.

Em nota, o ministro afirmou que as medidas não apenas contrastam com “a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violentam o Direito Internacional, a soberania do Brasil e a independência do Judiciário”.

“Independência do Judiciário, coragem institucional e defesa à Soberania nacional fazem parte do universo republicano dos juízes brasileiros, que não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo Povo brasileiro”, disse Moraes.

O ministro prosseguiu: “As instituições brasileiras são fortes e sólidas. O caminho é o respeito à Constituição, não havendo possibilidade constitucional de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento. Como integrante do Supremo Tribunal Federal, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade”, escreveu o ministro.

Leia a nota completa:

“A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnitsky à minha esposa não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito Internacional, a Soberania do Brasil e a independência do Judiciário.

Independência do Judiciário, coragem institucional e defesa à Soberania nacional fazem parte do universo republicano dos juízes brasileiros, que não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo Povo brasileiro.

As instituições brasileiras são fortes e sólidas. O caminho é o respeito à Constituição, não havendo possibilidade constitucional de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento.

Como integrante do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade.”

STF repudia a sanções

O STF lamentou as sanções impostas pelos EUA contra a esposa do ministro Alexandre de Moraes e afirmou que as autoridades americanas foram convencidas por narrativas que não correspondem aos fatos.

A instituição classificou a ampliação da Lei Magnitsky como uma injustiça e destacou que, “se, na sanção a um juiz por sua atuação independente e dentro das leis e da Constituição, há injustiça, ainda mais injusta é a ampliação das medidas para alcançar um familiar do magistrado”.

Fonte: Metrópoles/Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Trump diz que Irã garantiu aos EUA que não cobrará pedágio em Ormuz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira...

Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou...

No calorão europeu, França tem dia mais quente de sua história: 44,3ºC

Que calor: a França registrou, nessa terça-feira (23/6), o dia...

Após pressão, Lula deve definir futuro de Jaques Wagner nesta 4ª

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o senador Jaques...