MST reestreia no governo Lula invadindo terras produtivas

Publicado em

Quem faltava chegou. Todo mundo esperava que, neste governo Lula, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) saísse do ostracismo em que está há um punha de anos. Pois os militantes já voltaram ao noticiário, e da pior maneira possível: invadindo terras produtivas.

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário Foto: JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL – 16.02.2023

Na madrugada da segunda-feira (27), o Movimento, numa clara falta do que fazer, levantou acampamento em propriedade pertencente à Suzano Papel e Celulose, na Bahia. A empresa garante que gera na região cerca de 7.000 empregos diretos e mais de 20 mil indiretos, fora que movimenta a economia em seu entrono.

O motivo da manifestação, segundo o MST e as 1.550 pessoas envolvidas no conflito, chega a ser singelo: querem denunciar o crescimento das monoculturas na região, como a do eucalipto. A plantação tem provocado êxodo rural e causado problemas hídricos. Então tá.

Para uma reestreia que se esperava triunfante, convenhamos, faltou roteiro, cenário e algum latifúndio improdutivo. Ficou para o governo petista a vergonhosa tarefa de, na voz de seu ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, dizer que “tentará resolver pelo diálogo” a situação.

Constrangido, o ministro não chegou a criticar a invasão, tampouco apoiá-la.  Mas se comprometeu, vejam só, a entrar em contato com o Movimento e entregar aos seus líderes “um pedido da Suzano de desocupação da área”. Alguns dizem que essas invasões que não vão dar em nada foram atribuídas à demora do governo em nomear o comando do Incra. O cargo está sendo alvo de disputa pesada. O MST, quem diria, quer alguém alinhado.

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Por telefone, Rússia pede para que EUA suspendam ataques aos Houthis

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou...

Em ato em Copacabana, Bolsonaro pede anistia para condenados do 8/1

Apoiadores de Jair Bolsonaro participaram de um ato em...

Flamengo é campeão carioca com empate sem gols no Fla-Flu

O Flamengo garantiu o bi consecutivo do Campeonato Carioca ao empatar com o Fluminense em...

João Fonseca garante melhor ranking da carreira ao avançar à final do Challenger de Phoenix

João Fonseca tem motivos para comemorar. Neste sábado (15), ao...