Uma bola de pelo pesando aproximadamente um quilo foi retirada do estômago de uma equatoriana de 24 anos. O procedimento foi realizado nesta semana, no Hospital General Verdi Cevallos, no Equador.
O bezoar – como são chamadas as massas compactas de materiais estranhos que se alojam no estômago ou intestino – tinha volume total de 896 mililitros, e 40 centímetros de altura. De acordo com os médicos, ele cresceu no estômago da paciente ao longo dos últimos dois anos.
Complicações causas pela bola de pelo
Durante esse tempo, a mulher sofreu com vômitos, dores intensas na barriga e dificuldade para se alimentar, o que a levou a perder peso significativamente, contaram os médicos em um comunicado. Além dos sintomas físicos, a condição também causou o sofrimento emocional da equatoriana.
A bola de pelo ocupava toda a cavidade gástrica da mulher. De acordo com os médicos, ela podia ser identificada até mesmo com o toque na barriga da paciente. O diagnóstico foi confirmado com uma videolaparoscopia.
A cirurgia para a remoção da massa durou 45 minutos. Após a operação, a paciente recebeu alta do hospital.
“Devido à grande obstrução, que também afetava a primeira porção do intestino, a paciente tinha experimentado uma perda de peso significativa, a ponto de não poder ingerir alimentos. Além de salvar sua vida, a cirurgia também evitou outras lesões graves no estômago”, afirma o doutor Pedro Lovato, especialista em cirurgia geral, que liderou o procedimento.
Foto:Hospital General Verdi Cevallos/ Divulgação/ *Metrópoles