O município de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus, começou a ser ligado ao Linhão de Tucuruí nessa terça-feira (20). Com isso, a cidade agora passa a ser conectada ao Sistema Interligado Nacional de Energia.
Para ligar a cidade ao sistema foram necessários mais de 110 quilômetros de cabos, 349 torres e 10 alimentadores. De acordo com a Amazonas Energia, empresa responsável pelo processo, o funcionamento da subestação deve evitar oscilações no fornecimento de energia elétrica, melhorando a oferta do serviço para os consumidores do município.
“Estamos continuando com o processo de energização da subestação dos dois transformadores, com uma capacidade de energização de 80 MVA, onde estão saindo 14 novos circuitos alimentadores que vão atender toda a distribuição de energia elétrica da cidade”, disse o gerente de operações da Amazonas Energia, Raimundo Júnior.
No bairro Eduardo Braga I, as quedas de energia já causaram inúmeros transtornos aos moradores. Como é o caso da dona de casa Márcia Martins. Com o novo sistema, ela espera não ter mais problemas com a rede elétrica.
“Teve uma semana que [energia] estava indo embora todo dia, direto. E só ficava piscando, parecia que só ficava ligada uma fase. Espero que agora melhore, porque a situação não estava fácil”, desabafou.
Outro bairro que sofre com as constantes quedas de energia é o Conjunto Cidadão, onde os moradores também esperam há anos por uma energia elétrica estável.
“A gente espera que com o Linhão a coisa melhore aqui em Itacoatiara, porque a gente já sofre há décadas com essa energia”, lamentou o comerciante Neizinho Cavalcante.
Segundo a Amazonas Energia, até o final da semana todos os alimentadores já estarão ligados e Itacoatiara deixará de depender por completo de geração de energia termelétrica.
“Quando a subestação estiver energizada, vai começar o processo de transferência e os benefícios já vão ser sentidos pela população”, finalizou o gerente da concessionária de energia.
Foto: Liam Cavalcante
*g1 AM