Comprometido com a categoria da Educação em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) dessa terça-feira, 15/10, para parabenizar os professores e cobrar que a Prefeitura de Manaus desenvolva ações reais de valorização e dignidade aos professores da rede municipal de ensino.
Durante seu mandato como vereador, Guedes lutou várias vezes por ganhos reais aos professores, além de fazer várias cobranças de melhorias para a categoria. No início desse ano, o vereador travou uma luta na Câmara Municipal para impedir o reajuste salarial de 1,25% proposto pela Prefeitura de Manaus aos servidores da Educação, Guedes conseguiu impedir a votação do regime de urgência e articulou para que um reajuste mais digno fosse apresentado pelo Executivo, com o apoio dos professores o reajuste foi aprovado em 3,69%.
Além disso, Rodrigo Guedes cobrou a realização de concurso público para a educação municipal, a presença de mediadores escolares, a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR), além de melhorias na rede de saúde dos servidores, Manausmed.
Guedes defendeu que não basta parabenizar os professores e não lutar para que eles sejam valorizados no exercício de sua profissão.
“Durante três anos e dez meses travamos diversas lutas para que os professores fossem valorizados pela gestão municipal. O Prefeito David Almeida tem a cara de pau de parabenizar os professores, mas apresentou um reajuste salarial pífio de 1,25% para a categoria, não fez concurso público e quando os professores vão buscar atendimento médico pela Manausmed dão de cara na porta, isso é inaceitável. O professor tem que ser valorizado e respeitado de verdade, chega de usar os professores como massa de manobra, chega de conceder reajuste inflacionário mascarado de valorização, isso precisa acabar!”, declarou.
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereador (98273-8271)
Foto: Kelvin Dinelli