No STF, PGR diz sobre núcleo 4: “Todos agiram para um golpe de Estado”

Publicado em

Como representante da Procuradoria-Geral da República (PGR), em julgamento de denúncia contra o núcleo 4 de trama golpista, a subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques, foi enfática sobre a relação entre os 34 acusados por tentativa de golpe.

No plenário da Primeira Turma, Cláudia ressaltou que todos os denunciados no inquérito sobre suposto golpe agiram com o objetivo de viabilizar um golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Durante manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF), a subprocuradora-geral da República destacou, especialmente em referência ao núcleo 4 — no qual é analisada denúncia contra sete pessoas —, que os acusados participaram de ações de desinformação para disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral. Segundo ela, essas ações estavam conectadas a um objetivo maior: impedir a posse do presidente eleito.

“Os integrantes do núcleo 4 são acusados de integrar uma organização criminosa formada por 35 agentes. Em comunhão de esforços, atuaram com o propósito de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder”, ressaltou.

Ela acrescentou que os investigados adotaram uma série de estratégias para atingir esse objetivo. “Desde a propagação de notícias falsas até a realização de lives […], foram ações deliberadas. Todos tinham consciência do plano e agiram com o mesmo propósito: impedir que o governo eleito assumisse e manter Bolsonaro no comando”, destacou.

Organização criminosa

A subprocuradora-geral ainda ressaltou existir uma estrutura de poder com divisão de tarefas, comandos e diversas atividades desmembradas entre o grupo. “Toda estrutura necessária para uma organização criminosa. Todos agiram para que houvesse um golpe de Estado. Não há como dizer que houve um excesso acusatório”, reiterou ao defender a denúncia da PGR.

Fonte: Metrópoles/Foto: STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Turista morre após cair de altura de cerca de 50 metros durante highline na Chapada dos Veadeiros

Um praticante de highline morreu após cair de uma...

Quem é o falso diplomata preso após criar ‘embaixada’ de países fictícios na Índia

Harsh Vardhan Jain, de 47 anos, foi preso acusado...

Tarcísio menciona impacto de até 2,7% no PIB de SP com tarifa dos EUA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste...

Carolina Dieckmmann e Gominho falam sobre suposta briga após morte de Preta Gil

Após a morte de Preta Gil, no último domingo...