Após um avião ter danos nos pneus durante o pouso em Florianópolis, o aeroporto da capital de Santa Catarina ficou fechado por quase 18h nesta segunda-feira (12/8). O terminal ficou sem operações entre 2h30 e 20h15.
Apesar de o problema ter acontecido durante o pouso, ainda na madrugada, foi somente no fim da tarde que o equipamento necessário chegou ao local para o trabalho de retirada da aeronave da pista.
O equipamento que teve problemas era da companhia Azul Linhas Aéreas. A empresa não detalhou o problema, mas informou que a aeronave não conseguiu deixar a via por meios próprios. Ninguém se feriu no episódio.
O voo AD 4225 saiu às 23h25 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). Os passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança.
Imagens mostram os pneus da aeronave rasgados e murchos. De acordo com a companhia áerea, a demora para a retirada da aeronave da pista se deu em razão da chegada de um equipamento, que só aconteceu por volta das 17h.
A Azul não informou o nome do equipamento usado para rebocar o aparelho, nem explicou como ele funciona. Também não detalhou de onde veio o aparelho ou a razão da demora do transporte até o Aeroporto de Florianópolis.
Sabe-se que o equipamento chegou por meio de uma aeronave de carga da Azul. O aparelho foi retirado às 20h08, conforme a concessionária.
Aeroporto sem operações
A concessionária do aeroporto esclareceu que a aeronave ficou parada na pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato. Por isso, a situação afetou outros pousos e decolagens.
Até às 20h30 desta segunda, a concessionária informou que, pelo menos, 99 voos foram cancelados.
Já o Procon deu orientações sobre os passageiros com voos cancelados.
Foto: Floripa Mil Grau/Divulgação/ *Metrópoles