Do alto, parece uma longa costura conectando uma série de campos sinuosos e coloridos.
De perto, no entanto, é possível identificar as casas dos 6 mil habitantes que vivem neste pitoresco vilarejo localizado na província de Malopolska (Pequena Polônia), no sul do país da Europa Central.
Esta “pérola polaca” é Suloszowa, “uma cidade cujos habitantes vivem numa única rua”, como dizem as fotos publicadas nas redes sociais que foram compartilhadas por milhares de usuários.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/1/p/oAed0ZQgmJw1ywr9EvQw/bbc-2.jpg?w=696&ssl=1)
Suloszowa tem 6 mil habitantes — Foto: Getty Images via BBC
Suloszowa fica no Parque Nacional Ojcowski, famoso por suas formações calcárias, a cerca de 36 km de Cracóvia.
Como mostram as fotos aéreas, os telhados das casas e edifícios em Suloszowa se estendem dos dois lados de uma via de 9 km chamada Olkuska-Krakowska, uma das ruas mais longas da Polônia.
Atrás das casas, estão as fazendas.
Um ‘bom senso de comunidade’
Mas como é viver em Suloszowa?
“Há um bom senso de comunidade aqui”, disse Edyta, dona de uma loja local, ao jornal britânico Daily Mail.
“Temos o Dia do Morango, quando todos nos reunimos e provamos as novas colheitas e tocamos música. E também temos o Dia da Batata, em que fazemos a mesma coisa.”
Mas, como em todas as cidades pequenas, acrescenta: “o povo de Suloszowa também gosta de fofocar. E todos nos conhecemos.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/q/a/W7TtUkTBSkTFQuPWpVng/bbc-3.jpg?w=696&ssl=1)
O Castelo Pieskowa Skala fica em um penhasco de Suloszowa — Foto: Getty Images via BBC
Entre as atrações turísticas de Suloszowa está o Castelo Pieskowa Skala, que fica nos arredores, dentro dos limites do Parque Nacional Ojcowski.
Foi construído pelo rei Casimiro 3º, o Grande, no século 14, como parte da cadeia defensiva de castelos chamada “Nidos de Águila”.
*g1 / Foto: Getty Images via BBC