Onda de calor: capitais devem ter mais de 30°C no fim de semana; no Sul, frente fria causa chuva

Publicado em

As temperaturas devem ficar acima dos 30°C em quase todas as capitais brasileiras no fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto também apontou que temporais localizados devem atingir o extremo sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, onde estão previstos volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros. A causa é a chegada de uma frente fria que muda o tempo e derruba as temperaturas.

Os termômetros devem registrar marcas acima da média principalmente no interior de São Paulo, interior de Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, as máximas podem chegar a 33°C. Cuiabá deve ter 37°C.

🌡️De acordo com a Climatempo, essa onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão, que age como uma barreira conhecida como bloqueio atmosférico. Esse sistema impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias.

🥵 O fenômeno, que atinge de forma mais intensa o Centro-Sul do país, deve se estender pelo menos até a próxima quinta-feira (2).

Chuvas no Sul

Por conta do bloqueio atmosférico atuando no país, as frentes frias acabam se concentrando no Sul e não conseguem avançar para o interior. Com isso, são esperadas chuvas fortes na região nos próximos dias.

Segundo a Climatempo, a condições de instabilidade devem continuar em todos os estados da região, com previsão de chuva persistente ao longo do fim de semana.

🌧️ Veja como fica o tempo no Sul nos próximos dias:

Sábado (27):

  • Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul na parte da noite, trazendo mudanças no tempo;
  • A previsão é de muita nebulosidade ao longo do dia na faixa oeste e sul do estado, com chuvas contínuas e poucas aberturas de sol. Há um alerta para a possibilidade de tempestades na região sul do estado;
  • Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo deve permanecer firme, com muito calor devido ao aquecimento pré-frontal – calor que ocorre antes da chegada de uma frente fria.

Domingo (28):

  • As condições para tempo instável no Rio Grande do Sul continuam devido à circulação de uma alta pressão depois da passagem da frente fria. Uma circulação de baixa pressão no Paraguai também contribui para a grande quantidade de chuva no estado;
  • Na faixa oeste do estado, há previsão de pancadas de chuva à tarde. Há previsão de temporais em todas as reigões;
  • Em Santa Catarina e no leste do Paraná, o sol deve predominar ao longo do dia, com pancadas de chuva esperadas para a parte da tarde.

Chuva acima da média para abril

A poucos dias do fim do mês de abril, a chuva já supera a média climatológica para o mês em 12 capitais brasileiras.

Segundo a Climatempo, o destaque fica para a cidade de Salvador. Até esta quinta (25) foi registrado um acumulado de quase 800 milímetros, o que torna o abril de 2024 o mais chuvoso da capital baiana em 51 anos. A previsão também é de chuva para a região no fim de semana.

Metade das capitais que já superaram a média para o mês estão nas regiões Norte Nordeste. A especialista em meteorologia, Maria Clara Sassaki, explica que o altos valores observados são consequência da forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico.

👉 Caracterizada pelo encontro de ventos na região do Equador, a ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte Nordeste do Brasil, segundo o Inmet. Entre março abril, o sistema atinge a máxima aproximação da costa norte do Brasil, intensificando as chuvas nessas regiões.

*G1/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF deflagra operação contra grupo internacional de estupros de mulheres

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11),...

Verstappen lidera sessão matinal no dia 1 de testes da F1 2026

O primeiro dia de testes da pré-temporada da F1...

Canadá: o que se sabe sobre atiradora que matou 9 pessoas em escola

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram...

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

O conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aprovou nessa terça-feira...