Free Porn
xbporn

‘Ópera em Rede’: Fundação Rede Amazônica realiza exposição histórica sobre os 25 anos do Festival de Ópera

Publicado em

A Fundação Rede Amazônica (Fram) está realizando uma exposição histórica que celebra os 25 anos do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A mostra, que faz parte do projeto “Ópera em Rede”, recebe visitação gratuita no Amazonas Shopping entre esta terça-feira (23) e domingo (28).

O Festival Amazonas de Ópera completa 25 anos em 2023. Esta edição do evento encerra no domingo, em Manaus.

A mostra sobre o festival conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM). A exposição está instalada na Praça Rio Solimões, em frente ao Rei do Mate, dentro do Amazonas Shopping.

“Nós ficamos muito felizes de poder fazer o resgate dessa história, colocando os personagens que compõem esse contexto, que fizeram de fato a história correr ao longo do tempo chegando à 25ª edição e podermos agregar valor a esse festival que não só encanta, mas que gera emprego para a população em Manaus”, destacou a diretora administrativa da Fram, Marcya Lira.

A exposição traz registros históricos impressos, figurinos icônicos, fotografias de momentos marcantes, além de curiosidades e informações sobre o Festival de Ópera. A seleção e montagem contou com a contribuição de artistas, fotógrafos e outros agentes da cultura local.

Um desses itens é uma foto da primeira edição do então “Festival de Manaus”, em 1997, que trouxe para o público as obras ‘Carmen’, ‘La Traviata’ e ‘O Barbeiro de Sevilha’. A imagem é do búlgaro naturalizado brasileiro, Roumen Koynov. Para ele, rever a obra exposta ao público é motivo de orgulho.

“Será um momento muito especial, uma viagem no tempo. Me sinto muito grato de poder compartilhar essa memória com outras pessoas que, em sua maioria, não tiveram a oportunidade de estar lá”, disse o fotógrafo.

A exposição também traz vídeos-depoimentos de artistas e profissionais amazonenses envolvidos nas edições do festival, dentro e fora do palco.

A curadoria de arte é assinada por Cléia Viana. “Muitas pessoas desconhecem que o gênero surgiu a partir do Carnaval de rua da Itália e é, desde sua criação, uma expressão popular que adquiriu, ao longo dos anos, essa característica de erudito. Apesar disso, pode ser assistido e apreciado por todos os gostos e idades. Além disso, manaus tem um talento natural para a ópera desde o século XIX; e o festival veio, em 1997, para reavivar essa relação, fazendo isso até hoje”, ressaltou.

Conforme a curadora, ao redor do festival, surgiu, em Manaus, um ecossistema de investimentos, capacitação e até mesmo formação de público.

“A menor parte dos artistas que se apresentam vêm de fora de Manaus. A maioria dos envolvidos é de artistas locais: do Coral do Amazonas, da Amazonas Filarmônica e do Corpo de Dança, além de todos os profissionais que trabalham na produção de um grande evento como esse. É graças a todas essas pessoas que o festival acontece, e elas estarão representadas nos vídeos da exposição”, afirmou.

Questionada sobre um item em particular que lhe chame a atenção, Cléia assume que gosta da exposição inteira. No entanto, selecionar, dentre tantos, apenas alguns itens e momentos tem sido uma tarefa árdua.

‘Ópera em Rede’

A Fundação Rede Amazônica lançou o “Ópera em Rede” em alusão aos 25 anos do “Festival de Ópera”. O projeto é composto por ações, como campanha de combate à fome, máquinas de reciclagem, transmissão do Festival de Ópera, plantio de mudas, exposição de ópera, pocket shows, edital Aurora, entre outras ações.

A iniciativa tem como objetivo popularizar a ópera por meio de ações culturais e sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A gente tem que olhar para a cultura, mas pensar na pessoa, então a gente entende que, além de levar o acesso à cultura, a gente tem que levar conscientização sobre alguns temas relevantes para a fundação”, disse Marcya Lira.

*g1AM

*Foto:  Foto: Divulgação/Amazonas Shopping

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Grávida, cantora gospel Camila Campos conta que câncer de mama se espalhou para os ossos

A cantora gospel Camila Campos, casada com o ex-jogador...

Aumento no preço da gasolina em Manaus vira alvo de investigação do MPAM

O recente aumento no preço da gasolina em Manaus motivou o...

Paris 2024: Tropa de elite que protegerá atletas de Israel durante os Jogos tem policial ‘Robocop’

Um esquadrão antiterrorismo de elite da França foi deslocado...