Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, diz Vaticano

Publicado em

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21) o Vaticano.

Segundo a certidão médica que atestou a morte, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).

O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.

O atestado foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.

Francisco ficou internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, para tratar uma pneumonia bilateral. Apesar de ter recebido alta, o papa continuava em tratamento em casa e apresentava um quadro de saúde que exigia cuidados. Relembre a internação mais abaixo.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos dentro de seu apartamento, a residência de Santa Marta. O imóvel fica na Cidade do Vaticano e era onde o pontífice vivia desde 2013, quando foi eleito.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse o Vaticano em comunicado.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

 

O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou para anunciar a morte do papa. Turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza com a notícia, segundo a agência de notícias Reuters.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começaram já nesta segunda-feira, segundo o Vaticano. Os horários a seguir estão no horário de Brasília:

  • 14h: missa de sufrágio pelo papa Francisco. Cerimônia ocorreu na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e foi realizada pelo cardeal Baldo Reina.
  • 15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorreu na capela privada do papa e foi presidida pelo camerlengo Farrell.
  • Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.

 

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Alta após quadro de bronquite

Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por 38 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.

A primeira hospitalização foi no início de fevereiro. Nos dias seguintes, o papa começou a ter dificuldades para discursar durante audiências religiosas. Ele admitiu publicamente que estava com dificuldades respiratórias e chegou a pedir para um auxiliar fazer a leitura do sermão.

No dia 14 de fevereiro, o papa foi internado no hospital Agostino Gemelli para fazer exames e tratar a bronquite. Mesmo hospitalizado, ele continuou participando de algumas atividades religiosas. Dois dias depois, ele pediu desculpas por faltar à oração semanal com fiéis na Praça de São Pedro.

Já no dia 17 de fevereiro, o Vaticano informou que Francisco estava com uma infecção polimicrobiana — causada por um ou mais microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos. O quadro de saúde do papa foi descrito como “complexo”.

No dia seguinte, em um novo boletim, o Vaticano anunciou que o pontífice estava com uma pneumonia bilateral. A infecção era mais grave do que uma pneumonia comum. Ele teve alta no dia 23 de março e fez uma breve aparição pública.

*G1/Foto:  Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Seis embarcações usadas em garimpo ilegal são apreendidas no Rio Negro

Seis embarcações utilizadas no garimpo ilegal foram apreendidas no...

Convidada do Arena Política de hoje Maria do Carmo Seffair #44

Maria do Carmo Seffair Maria do Carmo Seffair é empresária...

Suspeito de matar estudante de psicologia diz que agiu de “forma aleatória”

Ítalo Jefferson da Silva, de 43 anos, confessou ter estuprado...

Desfile de escolas de samba em Manaus começa nesta sexta

O desfile das escolas de samba do Carnaval na...