Papudinha, onde Bolsonaro pode ficar preso, passa por reforma

Publicado em

O 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conhecido como Papudinha, passa por reforma. O espaço pode abrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

Metrópoles apurou que a PMDF recebeu, em junho de 2025, uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para obras de melhoria dos alojamentos onde ficam os policiais que estão em serviço.

O 19º BPM funciona na área do Complexo Penitenciário da Papuda e, além dos alojamentos dos PMs, tem instalações onde militares podem ficar presos. É para lá que Bolsonaro poderá ser enviado, caso seja determinado o cumprimento da pena em regime fechado.

Fotos incluídas em um processo de 2023, obtidas pela reportagem, mostram como é a cela na Papudinha.

Procurada pelo Metrópoles, a PMDF informou que, atualmente, “as obras em andamento no 19º Batalhão não têm qualquer relação com as celas ou com o espaço destinado a custodiados”.

“Trata-se de uma reforma voltada exclusivamente aos alojamentos dos policiais militares que trabalham na unidade, com o objetivo de proporcionar melhores condições de conforto e infraestrutura do efetivo policial da unidade”, afirmou.

No que se refere à reforma do espaço destinado aos presos, a última realizada ocorreu em 2020.

Processo

Em 7 de novembro, a Primeira Turma do STF rejeitou, por unanimidade, o recurso de Bolsonaro contra a condenação de 27 anos e 3 meses imposta pela Corte, na Ação Penal nº 2.668, por tentativa de golpe de Estado.

Agora, o processo entra em nova fase antes de culminar com a prisão do ex-presidente em regime fechado. O julgamento, em plenário virtual, só pode ser encerrado em 14 de novembro. Até lá, os ministros podem mudar seus votos. Na prática, a possibilidade está descartada.

Com o resultado do julgamento dos embargos de declaração, a defesa de Bolsonaro poderá entrar com os chamados segundos embargos. Ou seja, Bolsonaro só deve ser preso após o STF analisar novos recursos, que ainda devem ser apresentados.

Só após a publicação do acórdão da decisão e do trânsito em julgado, a execução da pena pode ser determinada pelo juízo. A expectativa é que a Corte encerre o processo ainda neste ano.

Nos bastidores, Moraes trabalha com a possibilidade de que Bolsonaro inicie o cumprimento da pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A avaliação sobre o estado de saúde do ex-presidente, porém, pesa na balança e pode justificar a manutenção da domiciliar por razões humanitárias.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Deputado distrital Hermeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...