Pequim tem maior número de horas abaixo de 0° C em dezembro desde 1951

Publicado em

A capital da China, Pequim, quebrou o recorde de horas de temperaturas abaixo de zero para um mês de dezembro, estabelecido em 1951, depois que uma onda de frio varreu partes do país e trouxe nevascas.

Partes do norte e do nordeste da China experimentaram um frio recorde desde a semana passada, com algumas áreas no nordeste atingindo -40ºC, à medida que o ar frio cortante descia do Ártico.

Até este domingo (24), um observatório meteorológico em Pequim registrou mais de 300 horas de temperaturas abaixo de zero, com início em 11 de dezembro, o máximo para este mês desde que os registros começaram, em 1951, de acordo com o jornal Beijing Daily, apoiado pelo Estado.

A capital também sofreu nove dias consecutivos de temperaturas abaixo de -10°C nesse período, acrescentou o Beijing Daily.

Várias cidades da província central chinesa de Henan, a sudoeste de Pequim, estão vivendo uma crise de fornecimento de aquecimento, com a oferta de energia térmica na cidade de Jiaozuo sob pressão para garantir o abastecimento.

As caldeiras de aquecimento da JiaoZuo WanFang Aluminium Manufacturing, uma dos principais fornecedoras da cidade, quebraram, deixando algumas áreas com necessidade urgente de mais abastecimento, informou a mídia estatal neste domingo.

A empresa está se esforçando para consertar o defeito e espera retomar o fornecimento em 26 de dezembro, informou a imprensa estatal, sem especificar o número de caldeiras que quebraram.

A JiaoZuo WanFang Aluminium não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por email pela Reuters.

A cidade vai suspender o fornecimento de aquecimento para a maioria das empresas, exceto aos prestadores de serviços essenciais, como hospitais e centros de idosos, para priorizar o uso residencial. No entanto, alguns complexos residenciais ainda serão impactados durante o período de manutenção dos equipamentos, segundo os meios de comunicação.

Duas outras cidades de Henan — Puyang e Pingdingshan — já suspenderam a oferta de aquecimento a departamentos governamentais e instituições administrativas para priorizar o uso residencial, disseram os governos locais, citando o clima extremamente frio.

A expectativa é que uma massa de ar quente vá do norte ao sul do país, elevando as temperaturas a partir do fim de semana.

Desde as 14h deste domingo (3h no horário de Brasília), as temperaturas em muitas áreas no centro e leste da China subiram um pouco, avançando mais de 10°C, informou a autoridade meteorológica do país.

*R7 / Foto: FLORENCE LO/REUTERS – 22.12.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Festival de Parintins 2025: Amazonastur abre chamamento público para a Praça Gastronômica

São 14 vagas disponíveis para estabelecimentos gastronômicos durante a...

Brasil registra quase 250 milhões de pedidos de hambúrguer em 2024, aponta IFOOD

Além das versões tradicionais, mercado aposta em ingredientes regionais...

Congresso internacional reúne pesquisas científicas sobre controle, tecnologia e educação ambiental

Dez trabalhos científicos previamente selecionados nas áreas de inovação,...

‘Caça-comunistas’ e execução de ministros: PF revela grupo de assassinos de aluguel

Durante as investigações do assassinato do advogado Roberto Zampieri — ocorrido...