De acordo com uma pesquisa realizada em abril deste ano pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcia), a média de smartphones por habitante no Brasil é de 1,2.
Isso significa que existem pelo menos 249 milhões de celulares inteligentes sendo utilizados em todo o território nacional diariamente. Esse dado é bastante interessante e revela que a maioria da população está engajada nas principais tendências tecnológicas, utilizando seu smartphone para diversas atividades.
E por ser constantemente aproveitado todos os dias, é comum que seu desgaste natural vá acontecendo de forma gradativa. Mas você sabe qual é a vida útil de um smartphone? Confira todos os detalhes sobre esse assunto logo abaixo!
Qual o tempo ideal para trocar de celular?
Se antigamente as pessoas buscavam um celular que fosse útil para fazer e receber ligações, enviar SMS e ainda tirar algumas fotos, hoje em dia é necessário que os aparelhos sejam velozes, tenham suporte às principais tecnologias do momento, como as redes RG e consigam armazenar muitos dados de uma única vez.
Considerando todos os cenários, qual seria o tempo ideal para trocar de celular? A resposta para essa pergunta é: depende. Depende muito do modelo que o seu celular possui, a marca, se o celular foi comprado novo, se tem um bom processador e se seu espaço de armazenamento é satisfatório.
Em média, recomenda-se que haja uma troca de dispositivo depois de 18 meses, o que dá mais ou menos 1 ano e meio. Após esse período, o smartphone poderá apresentar desgaste em seu tempo de resposta, podendo travar com mais frequência e oferecer um desempenho mais baixo.
Contudo, existem modelos que conseguem ir longe. Vale destacar ainda que o mercado de tecnologia e eletrônicos sempre irá caminhar na direção das novas tendências.
Sendo assim, as companhias seguirão trabalhando constantemente em melhorias no sistema operacional e em mais funções – mesmo após o imediato lançamento de um novo modelo.
Logo, é possível que as tecnologias que cheguem em seguida façam com que muitas pessoas acreditem que a vida útil de seus celulares esteja com os dias contados. Porém, isso poderá acontecer apenas em escala de comparação.
O que é preciso ficar atento é aos pontos-chave do smartphone. Se ele demora para abrir aplicativos, tem episódios constantes de lentidão e trava com frequência, você terá sinais de que a vida útil dele está acabando. Nesses casos, investir em novidades pode ser uma solução.
*R7 / Fonte: Getty Images