PF destrói 8 mil pés de maconha em operação em 2 municípios do AM

Publicado em

A Polícia Federal destruiu 8 mil pés de maconha em plantações descobertas nas regiões do Rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte (a 236 quilômetros de Manaus por via fluvial), e do Rio Curuçá, em Maués (a 698 quilômetros da capital em viagem de barco). A operação Alvorada Verde, de combate ao tráfico de drogas, ocorre desde o dia 26 de agosto.

Segundo a PF, a plantação estava em áreas de mata fechada. Parte foi desmatada para o cultivo dos pés de maconha. A Polícia Federal descobriu a partir de denúncia anônima e localizou a área em voo de helicóptero.

A PF informou que é a primeira ação de erradicação de cultivo de maconha na região, onde ocorreram conflitos envolvendo traficantes, ribeirinhos e indígenas.

O cultivo de maconha gera risco às comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social que vivem nas proximidades das áreas de plantio, muitas vezes expostos a situações de violência, coação e degradação ambiental, informou a PF.

A operação teve o apoio do Censipam (centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Ibama (Instituto Nacional de Proteção do Meio Ambiente) e a Força Nacional.

Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, com pena de até 15 anos de prisão, além de desmatamento em terras públicas ou devolutas, cuja pena pode chegar a 4 anos.

Os pés de maconha foram arrancados e queimados.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: PF/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF deflagra operação contra grupo internacional de estupros de mulheres

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11),...

Verstappen lidera sessão matinal no dia 1 de testes da F1 2026

O primeiro dia de testes da pré-temporada da F1...

Canadá: o que se sabe sobre atiradora que matou 9 pessoas em escola

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram...

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

O conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aprovou nessa terça-feira...