A Polícia Federal destruiu 8 mil pés de maconha em plantações descobertas nas regiões do Rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte (a 236 quilômetros de Manaus por via fluvial), e do Rio Curuçá, em Maués (a 698 quilômetros da capital em viagem de barco). A operação Alvorada Verde, de combate ao tráfico de drogas, ocorre desde o dia 26 de agosto.
Segundo a PF, a plantação estava em áreas de mata fechada. Parte foi desmatada para o cultivo dos pés de maconha. A Polícia Federal descobriu a partir de denúncia anônima e localizou a área em voo de helicóptero.
A PF informou que é a primeira ação de erradicação de cultivo de maconha na região, onde ocorreram conflitos envolvendo traficantes, ribeirinhos e indígenas.
O cultivo de maconha gera risco às comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social que vivem nas proximidades das áreas de plantio, muitas vezes expostos a situações de violência, coação e degradação ambiental, informou a PF.
A operação teve o apoio do Censipam (centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Ibama (Instituto Nacional de Proteção do Meio Ambiente) e a Força Nacional.
Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, com pena de até 15 anos de prisão, além de desmatamento em terras públicas ou devolutas, cuja pena pode chegar a 4 anos.
Os pés de maconha foram arrancados e queimados.
Fonte: Amazonas Atual/Foto: PF/Divulgação
