Planalto confirma ida de Lula a Angola, após cúpula dos Brics

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma visita a Luanda, capital da Angola, em 25 e 26 de agosto, após deixar a África do Sul. O mandatário brasileiro desembarca no continente africano para participar da Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre 22 e 24 de agosto.

Lula desembarca em Luanda para um encontro bilateral com o presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, que veio à posse do petista, mas não conseguiu se reunir com ele, gerando um incidente diplomático.

Na ocasião, em 3 de janeiro, o Itamaraty cancelou a reunião de Lula com Gonçalves Lourenço, devido ao excesso de encontros bilaterais que o presidente vinha tendo desde a posse.

O objetivo era remarcar para o dia seguinte, mas a falta de explicação irritou o angolano, que decidiu antecipar sua volta para Luanda.

Em seguida, Lula deve participar, em 27 de agosto, da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro acontece em São Tomé e Príncipe, e Lula confirmou sua ida em recente passagem pela ilha africana de Cabo Verde.

Ainda não há confirmações se o tour será estendido para outros países africanos. Mas há convites, além de Angola, da Nigéria e Moçambique.

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oliver Tree confirma que família não receberá fortuna do cantor

Em postagem nas redes sociais, Christine Begin Nickell, a...

Justiça dos EUA aceita entrada da AGU e barra revelia contra Moraes

A Justiça dos Estados Unidos autorizou a entrada formal...

Assembleia aprova LDO de 2027 com aumento de repasse ao Ministério Público no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta segunda-feira (22),...